Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Começam as pré-conferências para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Montes Claros – Começam as pré-conferências para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico


Reviewed by:
Rating:
5
On 3 de dezembro de 2014
Last modified:15 de dezembro de 2014

Summary:

Montes Claros - Começam as pré-conferências para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de Montes Claros, através da empresa Serenco, licitada para realizar o Plano de Saneamento da cidade, promove nos próximos sete dias pré-conferências com a população, para a coleta de informações sobre o serviço prestado hoje no município. As informações vão embasar o diagnóstico a ser elaborado pela Serenco, que permitirá a construção de um Plano de Saneamento que atenda às demandas de Montes Claros e de seus cidadãos.

As conferências são para levantar informações junto á população sobre o serviço de saneamento no município
As conferências são para levantar informações junto á população sobre o serviço de saneamento
no município

Ao longo da semana, inclusive no sábado, 06 de dezembro, serão realizadas duas conferências por dia, visando agilizar o processo da coleta de informações. A elaboração de um Plano de Saneamento é determinado pela Lei nº 11.445/2007, que foi regulamentada em 2010. De acordo com a lei todos os municípios brasileiros são obrigados a apresentar um Plano de Saneamento visando, sobretudo, a universalização do acesso a um serviço de qualidade. A lei estabelece os princípios para a Política de Saneamento e esta, por sua vez, define a forma de atuação de todas as instituições  e órgãos responsáveis, com a participação da sociedade.

Em função do desafio proposto aos municípios, o Conselho das Cidades propôs a Campanha Plano de Saneamento Básico Participativo, que tem por objetivo divulgar a importância e a necessidade do planejamento das ações. A partir disso, serão realizados as conferências com a participação da população, que ajudarão a definir as prioridades de investimentos, as metas e, ainda, a atuação dos prestadores de serviço.

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, as pré-conferências serão realizadas no Cras do Major Prates, às 17h30 e no Cras Maracanã, às 18h30.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



Um comentário

  1. José Maria Villac Pinheiro

    Junto ao plano de saneamento é importante em seguida agregar o plano para redução de perdas de água. Dividir a cidade em micro setores de abastecimento, regular a pressão da água, hidrometração, tarifa social, tudo isso e muito mais é a lição de casa das operadoras de saneamento. A população também deve tratar a água como um bem escasso. 10% da água disponível está localizada onde se encontra 90% da população brasileira. Não tem água sobrando. É cultural também. Esta crise está sendo ótima para o setor saneamento que perde R$ 10 bilhões anualmente em seu faturamento de água. Algo tinha que ser feito e agora passou a ser a hora. Para isso é preciso investimento no desenvolvimento institucional das empresas de saneamento brasileiras. O Cadastro de redes e consumidores é o primeiro passo. Muitas operadoras de saneamento não sabem com exatidão onde encontram-se as suas tubulações e consumidores Disponibilizamos este sistema com código aberto. nexusbr. com

Sistema em manutenção programada. Nossos serviços estão indisponíveis até dia de hoje às 23:59h.