Inicio » Minas Gerais » MG – 1º Fórum das Águas discutirá situação dos principais rios de Minas Gerais

MG – 1º Fórum das Águas discutirá situação dos principais rios de Minas Gerais

A atual situação dos principais rios do estado de Minas Gerais será discutida nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, no município de Brumadinho, distante cerca de 60Km da capital, Belo Horizonte. Por iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), será realizado o 1º Fórum das Águas, contando com a participação de diversos órgãos relacionados ao problema. Especialistas e autoridades apresentarão um panorama dos impactos da estiagem em 2014, avaliando o período no contexto climatológico.

Anivaldo Miranda (Credito: Thiago Sampaio)
Anivaldo Miranda (Credito: Thiago Sampaio)

O resultado das discussões servirá de subsídio para a elaboração do Plano de Ação 2015, com abrangência e execução em todo o estado de Minas Gerais. A bacia do rio Paraopeba, principal afluente do rio São Francisco na região, será um dos temas do evento, por ter apresentado queda no volume de água em alguns dos seus trechos.

Durante o evento, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, fará a palestra intitulada “O papel do comitê de bacia no desafio da escassez”. O presidente do colegiado tem sustentado que o fortalecimento dos comitês é essencial na busca de alternativas que contribuam com a política de gestão das águas no País. “É preciso apostar nos comitês, porque são órgãos colegiados que têm um planejamento, realizam obras de recuperação hidroambiental, a exemplo do Comitê do São Francisco, e têm seus planos de recursos hídricos”, justifica.

O Fórum das Águas também servirá para a assinatura do protocolo de intenções com vistas à implantação do projeto de saneamento e da rede de esgotos da bacia do rio Paraopeba.

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias de água, que tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da bacia, na perspectiva de proteger os seus mananciais e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável. A diversidade de representações e interesses torna o CBHSF uma das mais importantes experiências de gestão colegiada envolvendo Estado e sociedade no Brasil.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).