Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso

Norte de Minas – A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso

A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso na próxima segunda-feira 08/12, com a realização da 7ª edição do Dia dos Gerais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21/11 que foi aprovada em 06/12/2011, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais modificou a Constituição de modo a incluir o Dia dos Gerais, a ser comemorado a cada 8 de dezembro, entre as datas magnas do Estado, transferindo a Capital de Minas a cidade norte-mineira de Matias Cardoso.

Norte de Minas - A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso
Norte de Minas – A capital de Minas Gerais será Matias Cardoso

20 personalidades serão homenageadas na próxima segunda-feira, com as Medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (para mulheres), criadas pelo Decreto 45.649, de 18 de julho de 2011, em comemoração ao Dia dos Gerais, e que são destinadas a distinguir o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado.

A solenidade da próxima segunda-feira acontecerá na praça da Matriz Cônego Marinho, a partir das 11 horas, e contará com a presença de representantes do governo de Minas, magistrados, deputados federais e estaduais e prefeitos.

O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, um dos agraciado com a medalha na edição deste ano, comemora a sua indicação e disse que

o Dia dos Gerais chega ao sétimo ano de realização com as mesmas reivindicações das edições anteriores, ser mais conhecida e valorizada por todas as esferas. “É preciso que todos saibam que o Norte é Minas e que foi por aqui que tudo começou. Por isso é importante a presença e participação de representantes de todos os 93 municípios que fazem parte do Norte de Minas, em Matias Cardoso na próxima segunda-feira, para que possamos mostrar a união e a nossa força em relação a esta data magna no calendário estadual”, assinalou.

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio de Souza Leal, disse que muito ainda precisa ser feito para que aconteça de fato e de direito o reconhecimento do Dia dos Gerais e do seu município ser  a capital de Minas. Destacou a necessidade de união de todos os poderes nesta luta para atrair a atenção dos mineiros de todas as regiões, sobre a importância que Matias Cardoso tem para a história política e administrativa do Estado.

ENTENDA O DIA DOS GERAIS

O Dia das Gerais é o resultado da campanha patrocinada pelo Movimento Catrumano, de Montes Claros, que surgiu em 2005, composto por entidades que representam vários segmentos, como a  Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Fundação Genival Torinho, Fundação Darcy Ribeiro, AVAMS, e as prefeituras de Matias Cardoso e Montes Claros. Ficou acertado que todo dia 8 de dezembro, em Matias Cardoso acontecerá o Dia dos Gerais, numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. É ainda uma tentativa de patrocinar uma revisão histórica da fundação do Estado.

Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerados outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco. Fato que, segundo o professor João Batista Costa, remete ao reconhecimento tardio do município Matias Cardoso como primeiro povoado plantado nas imensidões dos gerais.

HOMENAGEADOS

As homenagens foram instituídas para agraciar as personalidades que contribuem com o desenvolvimento do Norte de Minas nos mais diversos segmentos. As medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (mulheres) foram criadas em reconhecimento ao mérito cívico de pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. 

MEDALHA MATIAS CARDOSO

– Carlúcio Mendes Leite – Presidente da AMAMS e Prefeito de Mirabela

– Marco Antônio Rebelo Romanelli, Secretário de Estado de Defesa Social

– Raimundo Benoni Franco, Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste

– Eugênio Ferraz, Diretor-Geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais

– Eliseu Silva Leite Fonseca, Juiz de Direito

– Fernando Torres Lima, Promotor de Justiça

– Amâncio Oliva Neto, Vice-Prefeito de Varzelândia

– Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira, Produtor Rural

– Edson Ferreira do Couto, Ciências Econômicas

– João Pimenta dos Santos, senhor

– Lourival do Amaral, Economista

 

MEDALHA MARIA DA CRUZ

– Cristina Márcia de Oliveira Mendonça, Ciências Contábeis

– Deicy dos Reis Costa Santos, Senhora

– Gilda de Castro Rodrigues, Antropóloga

– Giselli Ataíde Starling, Administradora Pública

– Juliane Espírito Santo, Bacharel em Direito

– Lêda Maria Muniz Gomes, Pedagoga

– Margareth Fátima Dias Durães, Pedagoga

– Maria Eni Santos Froes, Pedagoga

– Marina Francisco Gardim, Teóloga

– Tânia Raquel de Queiroz Muniz, Médica

– Wdiléia Mendes de Oliveira, Pedagoga

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).