Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Semana Municipal de Prevenção à Dengue e à Chikungunya

Montes Claros – Semana Municipal de Prevenção à Dengue e à Chikungunya

Foi lançada neste sábado, 06, na Praça Doutor Carlos Versiane, a Semana Municipal de Prevenção à Dengue e à Chikungunya. O lançamento foi feito durante o dia D nacional de combate às duas doenças. Em Montes Claros, a campanha foi estendida para intensificar a luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor das endemias.

Montes Claros - Semana Municipal de Prevenção à Dengue e à Chikungunya
Montes Claros – Semana Municipal de Prevenção à Dengue e à Chikungunya

A semana é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar, Copasa e Secretaria de Estado da Saúde. Durante a abertura, vários serviços de saúde foram prestados. Quem passou pela praça pôde realizar aferição de pressão arterial, testes de glicemia, consultas, além de agendar de exames. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deram explicações à população sobre o combate ao Aedes aegypti. Uma lâmina com o mosquito pôde ser vista em um microscópio, para auxiliar na identificação do transmissor. “É bonito, mas é um perigo e deve ser combatido”, disse o aposentado Marcos Ferreira, que ficou surpreso ao ver o mosquito tão de perto.

O coordenador do CCZ, Edvaldo Freitas, chamou a atenção para os riscos da febre Chikungunya e fez um alerta para o prognóstico do Ministério da Saúde. “Cerca de 20% da população brasileira deve contrair a febre. Temos que lutar e impedir que esse prognóstico se concretize”, frisou.

O secretário adjunto de Atenção Primária à Saúde, Danilo Narciso, destacou os males da doença, que tem os mesmos sintomas da dengue. “Os sintomas são os mesmos, mas são mais fortes e podem durar anos. Não podemos deixar que esta doença se estabeleça aqui”, disse.

O chefe de Gabinete, Geraldo Edson Guerra, destacou a preocupação que o município demonstra por meio de ações de combate.  Ele ainda cobrou a união de todos os montes-clarenses para que as ações públicas se tornem eficazes.

A luta continua – Nesta segunda-feira, 08, das 8h às 18h, está sendo desenvolvido um trabalho de conscientização em várias escolas da rede municipal de ensino, com a distribuição de materiais educativos. As ações nas escolas seguirão até a sexta-feira, 12.

Nesta terça, às 10h da manhã, a equipe do CCZ estará na Escola Municipal João Valle Maurício, que fica no Village do Lago, para mostrar aos alunos ações que podem ser feitas no combate à proliferação do mosquito.

No encerramento da semana, que será no domingo, 14, haverá uma grande ação de recolhimento de materiais inservíveis. Ao todo, 80 caminhões e 450 pessoas, entre servidores e voluntários, percorrerão as linhas regulares de coleta de lixo para recolher materiais que podem servir para acúmulo de água. Para esta ação, recomenda-se à população que deixe nas portas materiais como sofás velhos, eletrodomésticos, fogões antigos, etc., para que sejam recolhidos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).