Inicio » Economia » Pesquisa da Serasa revela queda de 6% na procura por crédito em novembro

Pesquisa da Serasa revela queda de 6% na procura por crédito em novembro

O número de pessoas em busca de crédito caiu 6% em novembro, na comparação com outubro, conforme levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Em relação ao mesmo período de 2013, houve aumento de 8,8%. E no acumulado de janeiro a novembro deste ano, ante o mesmo período de 2013, houve baixa de 1,6%.

A menor quantidade de dias úteis em novembro, comparado a outubro de 2014, teve impacto negativo na procura pelo crédito.
A menor quantidade de dias úteis em novembro, comparado a outubro de 2014, teve impacto negativo na procura pelo crédito.

Os economistas da Serasa Experian explicam que a menor quantidade de dias úteis em novembro, comparado a outubro de 2014 (20 contra 23), teve impacto negativo na procura pelo crédito. Sobre o aumento da demanda em relação ao ano passado, destacam que a medida anunciada no início de outubro, de ampliação do prazo máximo para contratação de empréstimos consignados por funcionários públicos e aposentados ou pensionista do INSS, pode ter influenciado no aumento na procura pelo crédito.

Segundo os economistas, também deve ter contribuído a necessidade de renegociação de dívidas, situação em que as pessoas aproveitam o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.

Em uma análise por faixas de renda, foi possível concluir que em todas houve diminuição da busca pelo crédito. No acumulado do ano, somente os consumidores com rendimentos entre R$ 1 mil e R$ 2 mil mensais registraram aumento na procura por crédito, registrando alta de 4,1% entre janeiro e novembro de 2013. As demais faixas registraram queda.

No estudo por região, o Sudeste apresentou a maior queda do país (baixa de 7,9%), quando comparado ao mês anterior. No Norte, o recuo atingiu 6,3%, enquanto no Sul e no Centro-Oeste, a redução chegou, respectivamente, a 4,5% e 4,3%. O Nordeste teve a menor retração, com baixa de 2,8%. No acumulado, apenas a região Centro-Oeste obteve alta na demanda dos consumidores por crédito, com expansão de 5,5%, em relação ao mesmo período de 2013.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).