Inicio » Educação » Cursos » Educação – Alunos mineiros são selecionados para participar de preparação para competições internacionais

Educação – Alunos mineiros são selecionados para participar de preparação para competições internacionais

Morador da zona rural do município de Senhora de Oliveira, Rodrigo José de Paiva não tem acesso à internet em casa e utiliza os computadores da Escola Estadual Quinzinho Inácio, onde estuda, para se preparar para as competições que envolvem sua disciplina favorita. “A minha aula começa às 13 horas. Aí venho mais cedo e uso a internet da escola para estudar. Faço questões do banco da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e assisto alguns vídeos”, conta o aluno do 8º ano do ensino fundamental.

Rodrigo José de Paiva utiliza os computadores da escola para estudar
Rodrigo José de Paiva utiliza os computadores da escola para estudar

Foi graças à dedicação e ao esforço, que o estudante foi selecionado para participar do Programa de Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci), iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que coordena a Obmep. A ação visa acompanhar os alunos que conquistaram medalhas na olimpíada e prepará-los para provas de outras competições de Matemática, inclusive as internacionais.

Rodrigo José de Paiva conquistou uma medalha de bronze na edição de 2013 da Obmep e, após participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Obmep e fazer uma prova de seleção, foi escolhido para participar da edição de 2015 da iniciativa. “A partir da minha participação no Peci espero muita coisa boa. Acho que vai abrir muitas portas, pois vai me ajudar a aprofundar meus conhecimentos”, conclui o estudante.

Já veterano nas atividades do Peci, o aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho, em Conceição dos Ouros, Tales Augusto de Almeida, também foi selecionado para participar das atividades do programa no próximo ano. “Esse ano eu participei da versão online do Peci. Fazia os exercícios e participava de discussões por meio de um fórum. Já no ano que vem vou participar da versão que tem encontros presenciais e estou muito animado”, conta Tales.

O estudante, que conta com uma medalha de prata e duas de ouro em seu currículo, ressalta o que a participação na iniciativa trará de positivo para sua vida. “Só vai trazer coisas boas. Vamos ter a oportunidade de conhecer a Matemática de um jeito diferente. Vamos aprimorar o que já sabemos e ter mais chance de conseguir medalhas nas competições”, conclui Tales.

Entre os 30 estudantes de todo o país escolhidos para participar da edição de 2015 do Peci, cinco são mineiros. O primeiro encontro dos alunos selecionados será realizado entre os dias 10 e 24 de janeiro, em Brasília. Criado em 2009, o Programa da Obmep é destinado a preparar um grupo seleto de medalhistas da Olimpíada para as competições internacionais.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).