Inicio » Economia » Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

Se você faz o modelo completo de declaração, usando deduções legais, pode doar parte de seu Imposto de Renda para instituições sociais. As doações podem ser feitas a fundos dos direitos da criança e do adolescente (ECA), a incentivos à cultura (Pronac), à atividade audiovisual (Ancine), ao esporte e a idosos – em todos os casos, apenas a projetos credenciados.

Saiba como doar parte do IR para instituições sociais
Saiba como doar parte do IR para instituições sociais

O limite de doações determinado pela Receita Federal é de 6% do IR devido (o imposto calculado na declaração). Além desse valor, o contribuinte pode ainda doar mais 2%, sendo 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e 1% ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Para realizar a doação, basta destinar recursos diretamente aos fundos sociais escolhidos até dia 31 de dezembro deste ano. No ano que vem, essa doação deverá ser informada na Declaração de Ajuste Anual.

Outra opção é doar uma parte neste ano e outra na hora de declarar. Nesse caso, as doações só podem ser feitas ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Se preferir esta alternativa, o contribuinte deve abrir a ficha Resumo da Declaração e escolher Doações Diretamente na Declaração – ECA.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).