Inicio » Economia » LuxLeaks – Novas revelações sobre 35 empresas, incluindo Skype e Disney

LuxLeaks – Novas revelações sobre 35 empresas, incluindo Skype e Disney

A mídia internacional divulgou nessa terça-feira (9) novas revelações sobre o escândalo LuxLeaks de evasão fiscal praticada por empresas multinacionais em Luxemburgo, que envolveu Bradesco e Itaú, entre outras multinacionais.

LuxLeaks - Novas revelações sobre 35 empresas, incluindo Skype e Disney
LuxLeaks – Novas revelações sobre 35 empresas, incluindo Skype e Disney

As novas revelações, que envolvem Skype e Walt Disney – entre outros – ocorrem na véspera da posse do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, primeiro-ministro de Luxemburgo quando ocorreram os fatos em questão, entre 2003 e 2011.

O jornal belga Le Soir informou nessa terça-feira o envolvimento de mais 35 empresas no escândalo, entre elas Skype, Walt Disney, Bombardier, Telecom Italia e Koch Industries.

Le Soir cita “ferramentas híbridas (…) que permitiram deduções fiscais espetaculares” (de 95% da renda para Skype) ou “taxas reais de impostos extremamente baixas” (de 0,28% para Walt Disney) em Luxemburgo.

Com base em 28 mil páginas de documentos obtidas pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), a imprensa já havia revelado que entre 2002 e 2010 Luxemburgo fechou acordos fiscais com mais de 340 multinacionais – entre elas Bradesco, Itaú-Unibanco, Apple, Amazon, Ikea, Pepsi, Heinz, Verizon e AIG – para minimizar seus impostos.

O esquema privou os países envolvidos de bilhões de dólares em impostos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).