Inicio » Mais Seções » Gastronomia » Gastronomia – Receita de Panettone caseiro

Gastronomia – Receita de Panettone caseiro

O panettone é um alimento que passa o ano inteiro despercebido, mas com a aproximação das festividades de final de ano, ele entra em cena com força total.Ótima opção para lanches e até mesmo para presentear no Natal, o panettone surgiu na cidade italiana de Milão, fruto de uma linda história de amor.

Gastronomia - Receita de Panettone caseiro
Gastronomia – Receita de Panettone caseiro

No século XV, um jovem italiano apaixonou-se pela filha de um padeiro, mas ele não era de conversa e não aceitou o namoro. Tentando dar um jeitinho na situação, o rapaz se disfarçou de ajudante de padeiro e criou uma receita de pão doce com frutas saborosas, de um tamanho fora do normal à época, que fez sucesso entre os clientes do estabelecimento. O jovem passou a dizer que o autor da receita foi o Toni, pai de sua amada. A partir disso, a padaria ficou cada vez mais movimentada, graças ao “pão de Toni”. De lá pra cá, o nome do pão doce mudou bastante até chegar a ser panettone.

Ingredientes:

  • – 7 colheres (sopa) de água morna
  • – 50g de fermento biológico
  • – 200g de frutas secas
  • – 150g de uvas-passas pretas
  • – 1/2 colher (chá) de essência de panettone
  • – 250g de manteiga à temperatura ambiente
  • – 600g de farinha de trigo
  • – 150g de açúcar
  • – 1 pitada de sal
  • – 5 ovos
  • – Raspas de 1 limão
  • – Óleo para untar
  • – 1 gema para pincelar
  • – Castanhas em lascas para decorar

Modo de preparo

Em uma tigela coloque o fermento, 1/2 xícara de farinha e a água morna. Misture bem e deixe descansar por 30 minutos. Em outra tigela separe a manteiga, a essência de panettone, as frutas e as uvas. Misture bem. Em outra tigela misture o açúcar, a farinha, as raspas do limão e o sal. Transfira para uma mesa limpa e seca. Forme um monte com um buraco no meio. No buraco coloque os ovos, a mistura de fermento, a água e a farinha feita anteriormente.

Misture tudo com as mãos até formar uma massa lisa. Unte a mesa com óleo e a massa também. Com as mãos, abra a massa e coloque a mistura de manteiga com frutas feitas antes. Sove a massa e vá acrescentando farinha para dar ponto. O ponto é quando a massa não gruda mais nas mãos. Forme uma bola. Unte panela que possa ir a forno como essa da Ceraflame utilizada na receita.

Forre as laterais com papel manteiga e acomode o panettone dentro da panela. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar dentro do forno desligado por 4 horas. Pincele o panettone com a gema, e cubra com as castanhas. Leve para assar em forno pré aquecido em 200 graus por 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).