Inicio » Educação » Professor João Canela empossado como reitor da Unimontes até 2018

Professor João Canela empossado como reitor da Unimontes até 2018

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, José Vicente Gamarano, empossou na tarde desta segunda-feira (15/12), o professor João dos Reis Canela como reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para mandato pelos próximos quatro anos (2014/2018). A posse aconteceu no gabinete do secretário, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença de autoridades. O professor João Canela foi reconduzido ao cargo no dia 4 de dezembro último pelo governador Alberto Pinto Coelho. O professor Antonio Alvimar Souza foi nomeado vice-reitor.

Secretário José Vicente Gamarano e reitor João Canela Foto: Alex Sezko
Secretário José Vicente Gamarano e reitor João Canela Foto: Alex Sezko

“Essa posse representa uma proposta coletiva de construção da Universidade Estadual de Montes Claros, em um momento importante no qual realizamos ações estruturantes, como o concurso público para professores, que está em pleno andamento, e garantirá a estabilidade e uma nova perspectiva para nossas atividades”, disse o professor João Canela ao ser empossado.

Ele destacou que a posse é a ratificação de um compromisso pessoal com a Unimontes, mas também o compromisso coletivo. “Precisamos pensar coletivamente e não apenas individualmente”, pontuou o reitor.

O secretário José Vicente Gamarano enalteceu o trabalho da Unimontes para Minas Gerais, “sendo fundamental no desenvolvimento das regiões onde atua, com destaque nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”. Destacou os avanços da Unimontes na atual gestão e reforçou que o Estado de Minas Gerais precisa da ação permanente da universidade no desenvolvimento regional.

Ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o deputado federal Nárcio Rodrigues, também presente ao ato de posse, destacou que presenciou o papel da Unimontes em vários municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e na região Central do Estado. “As cidades que tem unidades da Unimontes sentem-se protegidas por contar com uma universidade de peso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão”, disse o parlamentar.

“Também presenciei a competência da Unimontes na superação das dificuldades, sendo ainda promotora de cidadania e se impondo pela própria força institucional”, ressaltou.

O papel da Unimontes no desenvolvimento regional também foi enaltecido pelo subsecretário de Inovação, Sérgio Lourenço, e pelo professor Eduardo Andrade Santa Cecília, chefe de gabinete do reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, professor Dijon Moraes. O subsecretário observou que tem relação com o Norte de Minas, sendo conhecedor da ação da Unimontes no desenvolvimento regional e na qualidade das ações em prol das regiões em que atua. Já o chefe de gabinete da UEMG observou que a atual gestão da Unimontes iniciou uma relação de parceria permanente com a Universidade do Estado de Minas Gerais, fortalecendo as ações favoráveis ao ensino superior no território mineiro.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

MG – Mortes por afogamento crescem 14% em Minas Gerais

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.MG – Mortes …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).