Inicio » Esporte » Rio 2016 – ‘Superbactéria’ é encontrada em região próxima à Baía de Guanabara

Rio 2016 – ‘Superbactéria’ é encontrada em região próxima à Baía de Guanabara

Grande desafio do Brasil para o Rio 2016, a limpeza da Baía de Guanabara está longe de acontecer. Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) descobriram bactérias resistentes a remédios nas águas do Rio Carioca. As “superbactérias” são normalmente encontradas em lixo hospitalar e fabricam uma enzima, KPC, resistente a antibióticos. O fato gerou repercussão em alguns veículos de comunicação do exterior, como a BBC e o Daily Mail.

Rio 2016 - ‘Superbactéria’ é encontrada em região próxima à Baía de Guanabara
Rio 2016 – ‘Superbactéria’ é encontrada em região próxima à Baía de Guanabara

De acordo com a publicação da BBC, os pesquisadores colheram amostras da bactéria na praia do Flamengo, próxima à Baía de Guanabara, onde acontecerão as competições de vela nos Jogos Olímpicos de 2016. Cerca de 70% do esgoto produzido pela cidade do Rio de Janeiro é despejado nas águas da Baía de Guanabara.

A “superbactéria” pode causar infecções urinária, gastrointestinal e pulmonar. Segundo a coordenadora do estudo do Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Ana Paula D’Alincourt Carvalho Assef, o paciente infectado deverá ser internado imediatamente: “O problema é que, em caso de infecção, é possível que o tratamento envolva a internação”.

“Uma vez que as super-bactérias sejam resistentes aos medicamentos mais modernos, os médicos precisam confiar em drogas que raramente são usadas porque são tóxicos para o organismo”, disse Ana Paula à agência de notícias AP.

Em sua candidatura olímpica, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu reduzir a poluição na Baía de Guanabara em 80%. No entanto, em junho deste ano, o político admitiu que o objetivo dificilmente seria alcançado: “Eu sinto muito que nós não vamos usar os Jogos para limpar completamente a Baía de Guanabara”.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).