Inicio » Minas Gerais » MG – MPMG lança guia inédito dos parques naturais de Minas Gerais

MG – MPMG lança guia inédito dos parques naturais de Minas Gerais

Foi lançado, na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Guia de Parques Estaduais de Minas Gerais. A publicação inédita, fruto da parceria entre o MPMG, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Editora Horizonte, reúne informações sobre os 16 parques estaduais e dois monumentos naturais de Minas Gerais.

MG - MPMG lança guia inédito dos parques naturais de Minas Gerais
MG – MPMG lança guia inédito dos parques naturais de Minas Gerais

Entre os conteúdos apresentados pelo guia estão dezenas de atrações, sugestões de trilhas e atividades ao ar livre, além de curiosas histórias locais. Através dele, o leitor poderá se informar sobre como chegar e os horários dos parques, cachoeiras e piscinas naturais. A publicação traz ainda uma introdução sobre os biomas, características e os cuidados para um turismo responsável.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma) e do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais (Nucam), promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira Pinto, o principal objetivo do guia é apresentar aos próprios mineiros as unidades de conservação do estado, para que, conhecendo-as, eles contribuam para sua preservação.

“As unidades de conservação são as áreas mais importantes do ponto de vista da biodiversidade e da produção de serviços ambientais dos quais a sociedade pode usufruir. E muitos mineiros ainda desconhecem os parques do estado, mesmo alguns estando tão próximos de centros urbanos, inclusive da capital. Daí a importância de se valorizar esses espaço para que as pessoas produzam conhecimento para a preservação”, disse ele.

Entretanto, turistas de outros estados e estrangeiros também fazem parte do público alvo da publicação. Um dos próximos passos do projeto é a edição de uma versão em inglês.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques, enalteceu o trabalho e apontou o guia como uma demonstração da forte presença do MPMG nas questões ambientais. A publicação é resultado de medida compensatória obtida por meio da atuação da instituição.

Para o diretor-geral do IEF, Bertholdino Apolônio Teixeira Júnior, cada visitante dos parques estaduais transforma-se em um aliado na defesa do meio ambiente e o guia irá multiplicar essa visitação. “As unidades de conservação não devem ser apenas estratégias para a conservação da biodiversidade, mas também colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completou.

Os interessados em receber o guia podem requisitá-lo pelo site, assumindo apenas o custo do frete cobrado pelos Correios de acordo com a região.

Com 256 páginas, o guia conta com mapa completo do estado com estradas e localização das 91 unidades de conservação.

Curiosidades
Inúmeros Parques Estaduais possuem casos curiosos apresentados no guia, como as lendas do Rola-Moça e da Gruta do Rei do Mato. Sítios de inscrições rupestres, nos parques Lapa Grande e do Sumidouro; animais raros, como as aves pavó, no parque Nova Baden, a fantasmagórica urutau (mãe-da-lua), no Sumidouro e a rara águia cinzenta, no Pau Furado, estão entre as fotos do guia.

Imponentes paredões da Serra das Araras ou da Serra do Intendente, com sua queda d’água do Tabuleiro com 273 metros de altura e os inúmeros mirantes do Parque Estadual do Rio Preto, também fazem parte do conteúdo.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).