Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Nestlé construirá primeira fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto no continente Americano

Montes Claros – Nestlé construirá primeira fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto no continente Americano

A Nestlé, companhia líder mundial em cafés, anunciou que passará a fabricar cápsulas de NESCAFÉ® Dolce Gusto® no Brasil. A empresa investirá aproximadamente R$ 200 milhões na nova fábrica, que trará ao país uma tecnologia presente atualmente apenas na Europa.

O lançamento da pedra fundamental aconteceu em Montes Claros
O lançamento da pedra fundamental aconteceu em Montes Claros

O lançamento da pedra fundamental aconteceu em Montes Claros (MG), hoje (18/12), na presença do CEO da Nestlé, Paul Bulcke, do Vice-Presidente Executivo e Diretor para a Zona Américas, Laurent Freixe, e do CEO da Nestlé Brasil, Juan Carlos MarroquínO prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, também esteve presente, juntamente com a primeira-dama, Raquel Muniz.

CEO da Nestlé, Paul Bulcke, do Vice-Presidente Executivo e Diretor para a Zona Américas, Laurent Freixe, e do CEO da Nestlé Brasil, Juan Carlos Marroquín. O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, também esteve presente, juntamente com a primeira-dama, Raquel Muniz.
CEO da Nestlé, Paul Bulcke, do Vice-Presidente Executivo e Diretor para a Zona Américas, Laurent Freixe, e do CEO da Nestlé Brasil, Juan Carlos Marroquín. O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, também esteve presente, juntamente com a primeira-dama, Raquel Muniz.

Além de abastecerem o mercado nacional, os produtos serão exportados para outros países da América Latina.

“Temos investido continuamente em pessoas, tecnologia e inovação no Brasil ao longo dos anos. A nova fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® reflete nosso compromisso de longo prazo com o Brasil e evidencia nossa confiança em um país onde temos operações bem sucedidas há mais de 90 anos”, afirmou Paul Bulcke.

A fábrica irá gerar inicialmente cerca de 90 empregos diretos e outros 1 mil indiretos. Oportunidades de emprego devem aumentar gradualmente com a evolução da produção. Como maior produtor mundial de  café, o Brasil tem grande potencial de  crescimento no segmento de doses individuais, que cresceu mais de 45% em 2013.

Para Juan Carlos Marroquín, o investimento representa um passo importante para a Nestlé no Brasil. “Seguimos desenvolvendo a indústria do café no Brasil há mais de 60 anos. A nova planta de NESCAFÉ® Dolce Gusto® reforça nosso comprometimento com a indústria local de café e nossa dedicação à inovação no segmento. A nova fábrica beneficiará o mercado interno como um todo, agregando valor à cadeia produtiva e todos os seus stakeholders”, diz.

A nova fábrica ocupará uma área de 9.750 m2
A nova fábrica ocupará uma área de 9.750 m2

A nova fábrica ocupará uma área de 9.750 m2  ao lado da fábrica de leite condensado em Montes Claros (MG) e empregará tecnologia de ponta para o uso sustentável dos recursos. A produção está programada para começar no quarto trimestre de 2015.

Nestlé construirá primeira fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto no continente Americano
Nestlé construirá primeira fábrica de NESCAFÉ Dolce Gusto no continente Americano

NESCAFÉ® Dolce Gusto® é um sistema composto por cápsulas e máquinas, fácil de usar, que permite aos consumidores prepararem em casa bebidas quentes e frias com qualidade profissional. Criada para representar a arte moderna de café, NESCAFÉ® Dolce Gusto® foi lançada no mercado brasileiro em 2009. A marca introduziu um novo conceito no Brasil ao oferecer um portfólio com opções de bebidas para diferentes momentos de consumo, além de uma linha de máquinas com um design diferenciado. Atualmente, NESCAFÉ® Dolce Gusto® lidera o mercado local de café em cápsulas.

NESCAFÉ® foi desenvolvido em 1938 como o primeiro café solúvel do mundo, para utilizar grãos excedentes da produção brasileira de café. Hoje, a marca está presente em mais de 180 países. Um dos maiores sucessos e mais revolucionárias inovações da marca é NESCAFÉ® Dolce Gusto®, que é a máquina de café com crescimento mais rápido no mundo, que está perto de se tornar sozinha uma marca bilionária.

Sobre NESCAFÉ® Dolce Gusto® – Lançado no Brasil em 2009, o sistema de NESCAFÉ® Dolce Gusto® oferece diferenciais indispensáveis para a preparação de um bom café espresso ou cappuccino. É o único no mercado que prepara bebidas quentes e frias, e oferece 15 bar de pressão, ideal para preparar um verdadeiro espresso. Além disso, a exclusiva tecnologia Thermoblock de NESCAFÉ® Dolce Gusto® mantém a água na temperatura ideal para preservar o aroma das bebidas, permitindo a preparação rápida e impedindo o aquecimento externo das máquinas. Os sabores de NESCAFÉ® Dolce Gusto® são apresentados  em  cápsulas  patenteadas  e  hermeticamente fechadas  para  capturar  e  preservar  os aromas voláteis do café até o seu consumo. Os grãos de café utilizados são selecionados e de alta qualidade, devidamente torrados e moídos para produzir o espresso perfeito.

No Brasil, o portfólio apresenta 20 opções de bebidas, em quatro diferentes categorias: Café da Manhã (Caffè Buongiorno, Lungo e Café au Lait); Espresso (Espresso Barista, Espresso Intenso, Espresso e Espresso Decaffeinato); Especialidades (Latte Macchiato, Caramel Latte Macchiato, Vanilla Latte Macchiato, Cappuccino, Cortado, Mocha, Chai Tea Latte, Marrakesh Style Tea, Nestea® Limão e Nestea® Pêssego – estes dois últimos para serem bebidos frios) e Chocolates (Chococino, NESCAU® e Choco Caramel).

A instalação da fábrica de NESCAFÉ® Dolce Gusto® no Brasil trará benefícios à cidade de Montes Claros (MG) e à cadeia produtiva como um todo. A produção de cápsulas da marca favorecerá o aprimoramento da produção cafeeira no país, por meio de ações de suporte a produtores rurais e desenvolvimento de profissionais técnicos para atuação em pesquisa e no campo.

Assim como em todas as suas operações ao redor do mundo, a Nestlé priorizou no projeto da unidade características que garantem a sustentabilidade dos processos. Com isso, a empresa reforça seu comprometimento com a preservação e eficiência na utilização de recursos, por meio do uso de tecnologias inovadoras. Ao gerar ganhos para a comunidade local e o mercado nacional, a Nestlé reafirma valores de sua plataforma global de responsabilidade socioambiental, baseada no conceito da Criação de Valor Compartilhado.

Criação de Valor Compartilhado na cadeia produtiva – No Brasil, a Nestlé aplica iniciativas globais de desenvolvimento da cadeia produtiva cafeeira, que estimulam a melhoria dos processos, desde o plantio até o consumo do café. As ações têm como base o conceito de Criação de Valor Compartilhado, que se fundamenta na premissa de que, para o sucesso da companhia em longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para toda a sociedade em que a empresa está inserida.

Tecnologia para a sustentabilidade – A fábrica brasileira de NESCAFÉ® Dolce Gusto® terá diversos diferenciais para uma operação mais sustentável. O sistema de torrefação do café consumirá 30% menos energia e vai gerar 70% menos emissões atmosféricas em comparação aos sistemas convencionais. A unidade será equipada com soluções elétricas inovadoras, como luminárias de alta eficiência, que reduzirão em 20% o consumo de energia. Todo o resíduo proveniente do processo produtivo será reciclado e utilizado na geração de energia. A fábrica vai utilizar apenas água reciclada.

A estrutura foi projetada de acordo com os mais modernos conceitos, com isolamento termoacústico, sistemas de ventilação natural e utilização de insumos de construção certificados. Além disso, a nova operação está sendo detalhadamente desenhada para que exista a máxima sinergia com o transporte dos demais produtos fabricados em Montes Claros.

Desenvolvimento de fornecedores locais – Mais de 90% do café que será utilizado na fabricação das cápsulas na unidade de Montes Claros (MG) será de origem nacional, assim como outros insumos. A partir do início das atividades, a empresa também procurará estabelecer parcerias para que os componentes estruturais das cápsulas passem a ser produzidos por parceiros nacionais.

Sobre a Nestlé – É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas globais. No Brasil, instalou a primeira unidade industrial em

1921, na cidade Araras (SP), para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores  brasileiros. O portfolio da Nestlé no Brasil compreende os segmentos de mercado de achocolatados, biscoitos, cafés, cereais,  cereais  matinais,  águas,  chocolates,  culinários,  lácteos  e  refrigerados,  sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais do segmento de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios de diferentes tamanhos. A Nestlé Brasil e suas afiliadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa possui 31 instalações industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Elas empregam mais de 21 mil colaboradores diretos e geram outros 220 mil empregos indiretos, envolvidos na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens em 16 diferentes categorias.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).