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Beleza – 10 maneiras para perder a gordura abdominal

Saiba como reduzir a barriga de forma eficiente e saudável para curtir as altas temperaturas em praias, cachoeiras, clubes e piscinas.

Beleza - 10 maneiras para perder a gordura abdominal
Beleza – 10 maneiras para perder a gordura abdominal

É no verão que a maioria das pessoas aproveita as férias e as altas temperaturas para aproveitar as praias, cachoeiras, clubes e piscinas. Contudo, a gordura abdominal pode ser um fator inibidor e fazer com que a estação se torne justamente uma época de tensão e desconforto.

Confira dez diferentes maneiras de combater o acúmulo de gordura na região abdominal e sentir-se mais à vontade com o próprio corpo.

Corrida, pedalada ou natação. Quando nos exercitamos, o metabolismo leva em torno de 15 a 20 minutos para começar a acessar nossas reservas de gorduras e transformá-la em energia para a atividade. Por isso, pratique exercícios aeróbicos regularmente, e cada treino deve ter ao menos 40 minutos.

Esqueça a cerveja e refrigerantes. Todo mundo já ouviu a expressão “barriguinha de chope” e ela tem algum fundamento. A cerveja é uma bebida calórica, assim como o refrigerante que é rico em açúcares, e essa dupla colabora para o aumento da circunferência abdominal em homens e mulheres.

Cuide da postura. Exercícios como ioga ou pilates não queimam muitas calorias, mas colaboram para uma melhor postura corporal. Ao endireitar a coluna, a silhueta fica mais harmoniosa e a barriga fica menos saliente.

Lute contra o estresse. Qualquer pessoa que esteja passando por um momento de estresse tende a comer mais, principalmente alimentos ricos em calorias e gorduras, como chocolates, fast foods e tantas outras tentações. Além disso, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, constataram que pessoas mais estressadas liberam mais cortisona no organismo, o que aumenta a propensão ao ganho de peso, colesterol e pressão alta.

Diminua o sal. O sal in natura ou presente em comidas processadas, como congelados, embutidos, salgadinhos e temperos prontos promove a retenção hídrica no organismo e, consequentemente, o inchaço na região abdominal.

Beba muita água. Todas as pessoas devem ingerir ao menos dois litros de água por dia para manter seu organismo funcionando bem. O ideal é tomar dez copos de 200ml durante o dia, em intervalos. No entanto, evite tomar água durante as refeições.

Não pule refeições. Para que seu metabolismo se mantenha acelerado, consumindo calorias, não fique mais de duas horas sem se alimentar. Quanto mais tempo passamos em jejum, mais calorias o metabolismo vai “guardar” na próxima refeição, e isso significa acúmulo de gordura. Faça seis refeições diárias, com alimentos leves entre café, almoço e janta. Frutas e barras de cereais são bem-vindas durante os intervalos entre as refeições.

Comece a refeição com um prato de salada. Além de ser uma importante fonte de fibras, quando começamos a refeição pela salada, aumentamos a sensação de saciedade, comendo menos e nos sentindo satisfeitos por mais tempo. Não tempere as saladas com molhos, muito sal ou muito azeite.

Fuja de frituras e gorduras. A tentação pode ser difícil, principalmente durante o final do ano, mas dê sempre preferência aos alimentos cozidos e assados. Não consuma carnes gordurosas ou a pele de frango.

Lipoescultura. Se depois de todas as medidas tomadas, um pequeno acúmulo de gordura insistir em não sumir da região abdominal, a lipoescultura é uma maneira prática de remover os pneuzinhos insistentes e remodelar o corpo.

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