Inicio » Mais Seções » Ciência » O verão começa às 21h03 deste domingo (21)

O verão começa às 21h03 deste domingo (21)

A estação mais quente do ano é marcada pelas chuvas intensas. No entanto, segundo o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, as precipitações deverão ficar abaixo da média histórica em janeiro e fevereiro em várias regiões de Minas Gerais, enquanto o calor deverá ficar acima do normal.
O verão começa às 21h03 deste domingo (21)
O verão começa às 21h03 deste domingo (21)

O verão deste ano terá influência do fenômeno El Niño, já que as temperaturas do Oceano Pacífico se encontram acima da média na região equatorial. Esse fator deverá contribuir para que as temperaturas fiquem acima da média história em grande parte de Minas Gerais.

Segundo o meteorologista, “outras características marcantes dessa estação são a duração dos dias mais longos, e a ocorrência de veranicos, longos períodos sem chuvas, muito provavelmente em janeiro e fevereiro”, destaca.
Arthur Chaves explica que, em dezembro, as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média esperada para o mês no Sul de Minas, Triângulo e Oeste. Já nas outras regiões, as chuvas deverão ficar próximas da média histórica. Para janeiro, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata e levemente abaixo da média histórica no restante do Estado.
Em fevereiro, apenas no Oeste, Triângulo e região Central são esperadas chuvas dentro da média histórica, enquanto que no restante do Estado as chuvas devem ficar acima da média. Fechando a estação, em março, são esperadas chuvas abaixo da média nas regiões Oeste e Central, acima da média histórica no Norte de Minas e dentro da média no restante do Estado.
“Durante todo o verão, são esperados os maiores acumulados de chuva nas regiões Sul de Minas, Leste e Zona da Mata”, afirma Arthur Chaves.
Calor
O meteorologista ressalta que as temperaturas acima da média devem ocorrer nas regiões Central e Oeste. No restante do Estado, devido às chuvas, as temperaturas devem ficar abaixo da média no Sul de Minas, Leste e Zona da Mata, enquanto que no Triângulo e Norte de Minas ficarão na média histórica.
“O mês mais quente da estação, quando comparado com sua média, será janeiro, enquanto que os mais amenos serão dezembro e fevereiro. O Oeste será a região que tende a ficar com as temperaturas acima da média com maior frequência, principalmente em janeiro”, explica.
Bandeiras tarifárias
A partir de janeiro de 2015, entra em vigor um novo sistema de tarifas de energia denominado “bandeiras tarifárias”. O objetivo é mostrar oss custos extras na geração de energia à tarifa dos consumidores.
De acordo com o gerente de Gestão e Controle do Faturamento de Energia Elétrica da Cemig, Mauro Marinho Campos, “as bandeiras tarifárias serão três, como um semáforo e serão representadas pelas cores verde, amarela e vermelha. A bandeira verde sinaliza condições favoráveis de geração de energia. Portanto, a tarifa não sofrerá nenhum acréscimo. Por sua vez, a bandeira amarela indica um sinal de atenção, pois as condições de geração são menos favoráveis (algumas termelétricas operando). A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,015 para cada quilowatt-hora (kWh) consumido”.
Por fim, a bandeira vermelha sinaliza que a oferta de energia para atender a demanda dos consumidores ocorre com maiores custos de geração(muitas termelétricas operando). A tarifa sobre acréscimo de R$ 0,030 para cada kWh consumido.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.De compra pela …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).