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Educação – Unimontes recebe o conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

A Universidade Estadual de Montes Claros se mantém no grupo de excelência do ensino superior do Brasil com a nota 4 obtida no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado  pelo Ministério da Educação.

Educação - Unimontes recebe o conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC
Educação – Unimontes recebe o conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC

Foram avaliadas mais de duas mil instituições com base no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2013 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além do Conceito do Enade e do IGC, o Ministério da Educação considera o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os números foram publicados no Diário Oficial da União, nessa quinta-feira (18/12).

“A nota no Índice Geral de Cursos evidencia que estamos no caminho certo. O avanço neste IGC é resultado dos investimentos feitos em pesquisa, pós-graduação, ensino e estrutura para os nossos cursos e para a comunidade acadêmica”, destaca o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

No Enade/2013, dos oito cursos da Unimontes avaliados pelo MEC, sete alcançaram notas máximas (entre 4 e 5), com destaque para Zootecnia, ministrado pela Unimontes no campus de Janaúba, que obteve conceito 5. Os cursos de Agronomia (Janaúba), Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Odontologia, Serviço Social e Tecnologia em Agronegócio (campus Paracatu) conquistaram conceito 4. E o curso de Medicina da Unimontes registrou o conceito 3.

CRESCIMENTO

O avanço da Unimontes está vinculado ao crescimento qualitativo e quantitativo dos cursos de mestrados e doutorados e da titulação dos professores. Atualmente, a Universidade conta com quase 60% de mestres e doutores em seu corpo docente. “Triplicamos a titulação de mestres e doutores em nossa primeira gestão”, observa o reitor João Canela. Ele enalteceu a melhoria das instalações físicas para o fortalecimento dos programas de pós-graduação, como a criação de centros de pós-graduação e a obra recente do Centro de Pesquisa em Ciências Humanas.

O Conceito Enade avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no referido exame. Já o CPC verifica o rendimento dos estudantes, a infraestrutura da instituição, organização didático-pedagógica e o corpo docente (titulação e produção científica). Em uma escala de 1 a 5, são considerados satisfatórios os cursos com conceito 3 ou mais. O IGC é um indicador de qualidade das instituições de ensino superior, calculado anualmente considerando o conceito Enade dos cursos, o CPC, as notas dos cursos de pós-graduação stricto sensu (fornecidos pela Capes), a qualificação docente e o resultado do censo da educação superior 2013.

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