Inicio » Internacional » Europa » Europa – Papa Francisco diz que a Cúria sofre de ‘Alzheimer espiritual’

Europa – Papa Francisco diz que a Cúria sofre de ‘Alzheimer espiritual’

O papa Francisco elaborou nesta segunda-feira (22) uma lista de doenças que ameaçam a Cúria, entre elas o que chamou de “alzheimer espiritual”, em um discurso de uma severidade sem precedentes, no qual condenou a as rivalidades, as calúnias e as intrigas.

Europa - Papa Francisco diz que a Cúria sofre de 'Alzheimer espiritual'
Europa – Papa Francisco diz que a Cúria sofre de ‘Alzheimer espiritual’

Em seu discurso anual aos membros do governo da Igreja, o Papa afirmou que, “como qualquer corpo humano”, a Cúria sofre de “infidelidades ao Evangelho” e de “doenças que precisa aprender a curar”.

Depois anunciou que vai divulgar “um catálogo” das doenças e necessidade para que a Cúria “seja cada vez mais harmoniosa e unida”.

O Papa citou 15 doenças, usando expressões fortes como, além de “alzheimer espiritual”, “terrorismo do falatório”, “esquizofrenia existencial”, “exibicionismo mundano”, “narcisismo falso” e “rivalidades pela glória”.

“A cura é o fruto da tomada de consciência da doença”, concluiu o Papa, pedindo que os bispos e cardeais se permitam que o Espírito Santo inspire suas ações, invés de confiar apenas em suas capacidades intelectuais.

“Os padres são como aviões. Estão na primeira página quando caem”, acrescentou.

Depois deste discurso, recebido como uma ducha fria, Francisco saudou um a um todos os cardeais, em um ambiente tenso, apesar das amabilidades de fachada.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).