Inicio » Minas Gerais » Belo Horizonte » MG – Presídio de São Joaquim de Bicas ganha primeira universidade para detentos de Minas

MG – Presídio de São Joaquim de Bicas ganha primeira universidade para detentos de Minas

O Presídio de São Joaquim de Bicas I, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ganhou, nesta segunda-feira (22), a primeira universidade interna, exclusiva para detentos, de Minas Gerais. O espaço tem capacidade para 150 presos, que terão oportunidade de fazer cursos profissionalizantes, de capacitação e de graduação.
MG - Presídio de São Joaquim de Bicas ganha primeira universidade para detentos de Minas
MG – Presídio de São Joaquim de Bicas ganha primeira universidade para detentos de Minas

A unidade integra o programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec). O local contará com salas de aula com equipamentos de última geração, lousa interativa, biblioteca e salas de educação virtual.

A iniciativa, uma parceria entre as Secretarias de Estado de Defesa Social (Seds), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sects), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Ouvidoria Geral do Estado (OGE), possibilitou a instalação pioneira de uma unidade universitária dentro de um presídio mineiro.
Os cursos gratuitos superiores serão oferecidos aos internos que obtiveram nota satisfatória no Enem Prisional para cursar graduações oferecidas. Para o superintendente de Atendimento ao Preso, Helil Bruzadelli, o objetivo de iniciativas como esta é “transformar o sistema prisional em um ambiente justo e fraterno, garantindo aos internos os direitos previstos em lei”.
Durante a cerimônia de inauguração, o subsecretário de Administração Prisional, Samuel Marcelino de Oliveira, falou sobre a importância desta iniciativa: “Nós cremos que, para o indivíduo que está aqui, privado de liberdade, é fundamental que ele aprenda uma profissão dentro da unidade prisional. Temos outras quatro unidades prisionais com a perspectiva de receber muito em breve, também, uma unidade da Uaitec”.
Samuel Oliveira refere-se às obras e negociações em andamento para a instalação de unidades da universidade nos presídios Inspetor José Martinho Drumond,  São Joaquim de Bicas II, Antônio Dutra Ladeira e na Apac de Nova Lima.
Com Seds
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).