Inicio » Internacional » Europa » Europa – Grande operação na Itália para resgatar ocupantes de ferry incendiado

Europa – Grande operação na Itália para resgatar ocupantes de ferry incendiado

As autoridades marítimas italianas, gregas e albanesas tentavam resgatar 200 pessoas que continuavam na manhã desta segunda-feira a bordo de um ferry incendiado na véspera no mar Adriático com 478 passageiros.

Autoridades marítimas italianas e gregas acordaram se revezar para socorrer os passageiros
Autoridades marítimas italianas e gregas acordaram se revezar para socorrer os passageiros

O incidente deixou um morto, um passageiro de origem grega, que caiu no mar no momento em que embarcava em um bote.

Até as 06h00 (03h00 de Brasília), os helicópteros e as embarcações mobilizadas nas operações de resgate haviam socorrido 290 pessoas do “Norman Atlantic”, indicou a marinha italiana.

Outras 188 ainda permaneciam na embarcação em meio a um mar agitado, ao frio e à fumaça do fogo já extinto.

Os primeiros passageiros resgatados chegaram na madrugada desta segunda-feira ao porto italiano de Brindisi (sudeste), situado a 40 milhas (75 quilômetros) da posição estimada do ferry no mar Adriático.

As autoridades marítimas italianas, que coordenam os trabalhos de socorro, e as autoridades gregas acordaram se revezar para socorrer os passageiros, de 26 nacionalidades diferentes.

Além disso, Roma mobilizou quatro rebocadores com o objetivo de conduzir o “Norman Atlantic” a Brindisi, quando a evacuação dos passageiros e dos membros da tripulação tiver terminado. O barco também pode ser levado à Albânia, país situado a uma distância menor, se for necessário.

O porta-contêineres “Spirit de Piraeus”, de bandeira cingapuriana, com 49 pessoas resgatadas a bordo, chegou por volta das 06h00 GMT (04h00 de Brasília) ao porto de Bari.

O “Spirit de Piraeus” havia tentado alcançar o porto de Brindisi, mas as fortes ondas impediram qualquer manobra de aproximação, razão pela qual foi desviado a Bali, 100 km ao norte.

“A situação é boa” para essas pessoas, em sua maioria gregas, disse o prefeito de Bari, Antonio Nunziante, interrogado pela rede de televisão italiana SkyTG24.

O fogo foi declarado na madrugada de domingo na área reservada aos veículos da embarcação, assolada por fortes ventos e ondas. Os passageiros, muitos deles italianos e turcos, haviam partido do porto grego de Patras (sudoeste) rumo a Ancona (leste da Itália).

Um avião C-130 do exército grego chegou na madrugada desta segunda-feira à cidade italiana de Lecce para recolher os gregos socorridos do “Norman Atlantic”, indicou o ministério da Defesa.

Tendas em Brindisi

Em Brindisi, os membros da defesa civil e de outros serviços de socorro ergueram tendas no terminal de passageiros do porto para acolher as pessoas resgatadas.

Por volta da 01h GMT desta segunda-feira (23h de Brasília), enquanto o ferry se encontrava a 40 milhas náuticas de Brindisi, a polícia portuária grega indicou que os helicópteros suspenderam suas operações e que os passageiros eram levados a uma embarcação da marinha italiana. No entanto, o mau tempo obrigou a paralisar pouco depois esta transferência, disse.

“A noite será longa”, disse em um tuíte na noite de domingo o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi.

A companhia grega Anek fretou este ferry, de bandeira italiana e construído em 2009, que havia passado com êxito por uma inspeção em 19 de dezembro. Segundo o armador italiano, havia sido detectado um problema em uma das portas corta-fogo situada na ponte número 5, precisamente onde o incêndio foi declarado, indicou o grupo Visenti, citado pela agência Ansa.

A bordo viajam principalmente gregos (268), turcos (54), italianos (44), albaneses (22), alemães (18), suíços (10) e franceses (10), mas também havia russos, austríacos, britânicos e holandeses.

“Todos estamos na ponte, estamos molhados, temos frio, tossimos por causa da fumaça, há mulheres, crianças e idosos”, havia indicado com voz cansada Giorgos Styliaras, um dos passageiros interrogados por telefone pelos meios de comunicação gregos.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).