Inicio » Mais Seções » Gastronomia » Gastronomia – Receitas para começar o Ano Novo com muita sorte!

Gastronomia – Receitas para começar o Ano Novo com muita sorte!

Ano Novo, Vida Nova! Tempo de torcer por novas conquistas, traçar metas e fazer tudo o que não fizemos nos dias que já passaram. Para abrir novos caminhos, sempre recorremos a superstições, promessas ou qualquer outro apelo para brindar ao novo ano. E com comida não podia ser diferente!

Lentilhas, romã, bacalhau e outros ingredientes são sinal de muito sucesso e fortuna no ano que está por vir! Foto: Free Images
Lentilhas, romã, bacalhau e outros ingredientes são sinal de muito sucesso e fortuna no ano que está por vir! Foto: Free Images

Sabia que existem diversos ingredientes que prometem trazer muita fortuna e muita saúde? Diz a lenda que comer lentilha, por exemplo, nesta época garante fartura o ano todo!

Vem de Portugal a crença de que utilizar o bacalhau ou atum fresco como prato principal é sinal de conquistas e sucessos nos dias que estão por vir. Nozes, avelãs e tâmaras, segundo a tradição árabe, também garantem fartura.

Guardar sete sementes de Romã na carteira pode trazer sorte! Na comida, a fruta também é uma boa opção
Guardar sete sementes de Romã na carteira pode trazer sorte! Na comida, a fruta também é uma boa opção

Outro item que não sai da mesa de quem curte uma superstição é o Romã. Por ter 365 sementes, traria energias positivas para cada um dos dias do ano – guardar sete sementes na carteira pode trazer sorte! Quer um Ano Novo repleto de saúde e fortuna? Então invista em receitas com estes ingredientes!

Creme de lentilhas com refresco de Romã e compota de tâmaras

Para o Creme de lentilhas, você vai precisar de:
500g de lentilhas lavadas e de molho por 6 horas
200g de bacon
100g de presunto de Parma
100g de nozes picadas
1 cl. sobremesa de alecrim fresco
1 cl. sopa de manjericão fresco
1 caixa de creme de leite
1,5l de água fervendo
1 cebola roxa picada
6 dentes de alho picados
2 tabletes de caldo de galinha
Pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
– Numa panela frite o bacon para soltar a banha e refogue o alho e a cebola, junto com as lentilhas e as ervas. Acrescente o caldo de galinha e a água fervendo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos.
– Acrescente o presunto de Parma rasgado com as mãos, as nozes e o creme de leite. Mexa tudo muito bem e deixe cozinhar por mais 3 min. Tempere com pimenta do reino e sirva.

Para o Refresco de romã, você vai precisar de:
4 romãs só as sementes com a polpa
1l de água com gás
1 xc. de açúcar

MODO DE PREPARO
– Misture a romã com o açúcar e coloque aos poucos numa peneira. Com uma colher vá pressionando os grãos da romã contra o nylon da peneira para extrair a polpa. Depois misture com a água com gás bem gelada e sirva imediatamente.

Para a Compota de tâmaras, você vai precisar de:
500g de tâmaras sem sementes picadas
200ml de água
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO
–  Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até ficar bem cremoso. Deixe esfriar e depois leve ao refrigerador para ser servido gelado.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).