Inicio » Mais Seções » Saúde – Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso

Saúde – Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso

Saúde – Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso

Ao falar de calor e desidratação muitas pessoas pensam apenas no suor que escorre pelo corpo. No entanto, é importante ficar atento aos olhos, uma vez que o sol pode causar danos à visão, além de ressecamento das lágrimas. Para se prevenir de qualquer inconveniente, oftalmologistas apontam a boa alimentação como uma saída para proteger os olhos.

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em São Paulo, a proteção da visão durante a exposição ao sol vai muito além do uso de óculos escuros de qualidade, chapéu ou boné. Para ele, uma alimentação rica em antioxidantes e outros nutrientes aumentam a defesa metabólica dos olhos. “Para que a alimentação tenha efeito protetor durante a exposição ao sol, quanto antes forem feitas alterações na dieta, melhor. O metabolismo não muda de uma hora para a outra”, explicou o médico.

Óculos escuros de qualidade não são os únicos aliados dos olhos contra os efeitos nocivos do sol neste verão
Óculos escuros de qualidade não são os únicos aliados dos olhos contra os efeitos nocivos do sol neste verão

Estudos na área de oftalmologia mostram que a radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol aumenta em 60% a chance de surgir doenças como a catarata, mal que responde pelo maior número de cegueira tratável no Brasil. Outra alteração ocular decorrente da falta de proteção solar e que pode ser evitada com cuidados dietéticos é o ressecamento da lágrima. A falta de lágrima causa fotoceratite, inflamação da camada externa da córnea. Os sintomas são vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

Sobre como montar uma dieta saudável para os olhos, a nutricionista Rebeca Lasmar garante que a fórmula pode se resumir em consumir alimentos ricos em vitaminas A, C e E. “Existem vários alimentos que trazem benefícios à saúde dos olhos, mas é bom ficar atento também à hidratação do nosso corpo. Precisamos ingerir muito líquido, como sucos, água, água de coco”, alertou a especialista.

Segundo a nutricionista, o excesso de alguns alimentos pode prejudicar a visão. “É importante não exagerar no consumo de Vitamina A. É uma boa substância para os olhos, mas não deve ser consumida em abundância. Também acho importante alertar para os refrigerantes do tipo light. A longo prazo, esses, sim, são um grande perigo para a visão por serem ricos em sódio”, ressaltou Lasmar.

Confira alguns dos alimentos ricos nas vitaminas que podem proteger a visão dos efeitos do sol:

Saúde - Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso
Saúde – Cardápio balanceado ajuda a preservar os olhos em tempos de calor intenso

 Cenoura, abóbora, mamão e goiaba  – Ricos em vitamina A, nutriente essencial para a saúde ocular. O primeiro sinal de deficiência de vitamina A é a cegueira noturna e o ressecamento dos olhos que causa turvamento da visão.

– Tomate, vinho tinto, frutas cítricas – Protegem os olhos da catarata e degeneração macular pela ação antioxidante da vitamina C, além de serem ricos em flavonóides que garantem a boa circulação e saúde dos vasos oculares.

– Cereais integrais, amêndoas, amendoim e avelã – Funcionam como um bloqueador dos efeitos da luz solar por conterem vitamina E, um potente antioxidante que evita a formação precoce de catarata e a degeneração macular.

– Frutos do mar e castanha do Pará –
Compostos por selênio, podem reduzir o risco de degeneração macular quando combinados a alimentos ricos em vitamina E, A e C.

– Folhas verde-escuro, milho, cenoura, nabo  – Contêm luteína e zeaxantina, substâncias encontradas em grande concentração na parte central da retina, a mácula. Protegem os olhos absorvendo o excesso de luz e por serem  antioxidantes.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).