Inicio » Nacional » Brasil – Aeronautas e aeroviários podem entrar em greve nesta quarta

Brasil – Aeronautas e aeroviários podem entrar em greve nesta quarta

Aeronautas e aeroviários decidem nesta quarta-feira, em assembleia geral das categorias, se aceitam a proposta das empresas aéreas, continuam negociando ou entram em greve. Na segunda, sexta rodada de negociação, não houve acordo.

Brasil - Aeronautas e aeroviários podem entrar em greve nesta quarta
Brasil – Aeronautas e aeroviários podem entrar em greve nesta quarta

“As empresas aéreas se mantiveram radicais e oferecem apenas 0,16% de aumento real para os trabalhadores. Hoje é um dia muito importante para a categoria, pois poderá ser definida uma greve”, informou a porta-voz da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), Graziella Baggio.

As companhias aéreas Integrantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) propuseram reajuste salarial de 6,5%, ante uma inflação de 6,33%, apurada em 2014 pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“É importante lembrar que o setor tem sido afetado por crises mundiais, com volatilidade da cotação do dólar em relação ao real e do preço do barril de petróleo, entre outros fatores alheios à operação aérea. Consequentemente, os resultados financeiros das companhias têm registrado forte impacto negativo”, destaca texto de nota divulgada pelas aéreas.

Segundo as empresas, cerca de 70% das cláusulas colocadas à mesa de negociação por aeronautas e aeroviários foram aceitas. Além do reajuste salarial de 6,5%, foi proposto um aumento de 7% no valor do vale-alimentação e um reajuste de 11% na apólice do seguro de vida.

A Fentac considerou a proposta “aquém do aceitável”. “Ganho real de 0,16% no salário não é uma proposta que deve ser levada a sério. Nas assembléias do dia 14, os trabalhadores darão resposta a altura”, completou o presidente da Fentac, Sergio Dias.

Agência Brasil

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).