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Saúde – Um, dois ou três litros de água por dia: você sabe quanto precisa beber?

Você sabe a quantidade de água que precisa beber diariamente? É muito comum ouvir que um adulto precisa ingerir, no mínimo, dois litros por dia. Mas, na verdade, o número de copos diários para cada pessoa deve ser proporcional ao peso, idade, nível de atividade física, alimentação, função renal, grau de hidratação e até o clima onde reside. “Não há quantidade padrão, isso é mito. Existem pessoas, por exemplo, que precisam de menos de dois litros por dia, e outras, de mais de três”, explica a nutricionista clínica funcional Joyce Moraes.

Saúde - Um, dois ou três litros de água por dia: você sabe quanto precisa beber?
Saúde – Um, dois ou três litros de água por dia: você sabe quanto precisa beber?

A nutricionista, que também é professora da faculdade Maurício de Nassau, orienta que o ideal para descobrir a sua necessidade diária é procurar ajuda profissional. “É preciso conhecer os hábitos alimentares do paciente, se consume frutas ricas em líquido e sucos, além do seu cotidiano. Também existem alguns tipos de exames específicos, como de bioimpedância (avalia quantidade de água no organismo), aparência da pele e cor da urina”, explica.

Nutricionista Joyce Moraes alerta que a quantidade de água depende de vários fatores Foto: cortesia
Nutricionista Joyce Moraes alerta que a quantidade de água depende de vários fatores
Foto: cortesia

CÁLCULOS PARA ADULTOS SAUDÁVEIS –Apesar de a melhor opção ser mesmo procurar um profissional, existe um cálculo geral que pode ser utilizado em adultos saudáveis, com prática de exercício regular. O cálculo é bem simples, basta multiplicar cada quilo por 35ml de água. Um adulto com 70kg, por exemplo, deve beber diariamente 2,450 litros de água pura. Já uma pessoa com 60 kg, precisa 2,1 litros.

“É importante reforçar que esse cálculo não pode ser feito, por exemplo, em adultos que realizam atividade física de alto rendimento, pessoas com insuficiência renal, idosos ou crianças”, afirma a nutricionista. Em relação aos pequenos, ela explica que os valores de referência variam com a idade. No caso de um bebê entre seis meses e dois anos, é preciso multiplicar 150ml para cada quilo.

Os idosos e crianças também são mais suscetíveis à desidratação. Por causa da idade, os mais velhos têm a função renal prejudicada, digestão mais lenta, e os mecanismos que motivam a sede não funcionam como nos mais jovens. Já as crianças ainda estão com o sistema fisiológico em desenvolvimento e sua capacidade de ingestão é menor. “Quando são muito pequenas, as crianças sentem dificuldade para informar que estão com sede. Aliás, a sensação de sede é uma reação do organismo quando está carente de água, mas o ideal é não senti-la. Se você estiver bem hidratado, não terá sede”, explica.

FUNÇÃO – A água é fundamental nas reações metabólicas que ocorrem a todo instante no organismo. É responsável pela distribuição de nutrientes, auxilia na constituição do sangue, hidratação dos tecidos e ajuda a manter a temperatura corporal. Cerca de 60% do nosso corpo é composto por água.

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