Inicio » Mais Seções » Ciência » Dicas – Saiba como economizar energia durante o verão

Dicas – Saiba como economizar energia durante o verão

Algumas mudanças simples no dia a dia favorecem a economia, que vão desde dinheiro aos recursos naturais.

Dicas - Saiba como economizar energia durante o verão
Dicas – Saiba como economizar energia durante o verão

Férias escolares e um calor danado! Isso leva ao maior uso de ventilador, ar condicionado, televisão, computador. A geladeira gasta mais energia para esfriar os alimentos. Tomamos maior quantidade de banhos. Tudo isso pode aumentar o consumo de energia no verão.

Algumas mudanças simples no dia a dia favorecem a economia, que vão desde dinheiro aos recursos naturais.

Segundo informações do Analista de Comercialização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ranieri César Leite Coelho, o consumo de energia depende de variáveis ligadas à potência dos equipamentos e ao tempo de uso de cada um deles.

Veja algumas dicas que vão ajudar a economizar neste verão.

Chuveiro – Usar na opção verão – economia de 30%.

Geladeira – Verificar borracha de vedação, evitar deixá-la aberta muito tempo e mantê-la em potência baixa, fazer o degelo periódico, evitar colocar alimentos quentes.  Alerta! Uma geladeira em mau estado de conservação pode gastar até 67% a mais de energia elétrica.

Ar-condicionado – Fechar bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado. Opte em usar nos momentos mais quentes. O abuso deste aparelho pode elevar em 30% na conta de energia.

Luz – Aproveite a iluminação natural e ascenda as luzes mais tarde.

Evite stand by – Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados. Além disso, é sempre bom escolher o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” pois são os mais eficientes e econômicos.

Para quem se interessa em investir numa economia constante, uma outra boa opção é instalar o sistema de aquecimento solar.

Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site da Cemig.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).