Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Novos exames de triagem neonatal são realizados na Santa Casa de Montes Claros

Montes Claros – Novos exames de triagem neonatal são realizados na Santa Casa de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros, visando prestar assistência com alto nível de excelência aos seus pacientes, desde os primeiros dias de vida, realiza os novos exames de triagem neonatal, obrigatórios na rede pública de saúde.

Esses testes são preconizados pelo Ministério da Saúde e pelo SUS e visam avaliar e confirmar possíveis alterações patológicas e congênitas em recém-nascidos, favorecendo o diagnóstico precoce e a rapidez no tratamento, visando evitar que as crianças fiquem com sequelas irreversíveis durante toda a vida.

 

Os testes têm como objetivos avaliar e confirmar possíveis alterações patológicas e congênitas em recém-nascidos.
Os testes têm como objetivos avaliar e confirmar possíveis alterações patológicas e congênitas em recém-nascidos.

São eles:

 Teste do Coraçãozinho

Conhecido também por “Oximetria de Pulso”, o exame permite identificar, de forma precoce, se o bebê possui alguma doença grave no coração. Em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico. O procedimento é simples, rápido e indolor e consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro – espécie de pulseirinha – instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé.

Teste da Orelhinha 

O teste da orelhinha deve ser feito durante o primeiro mês de nascimento do bebê. Realizado por fonoaudiólogos, dura de três a cinco minutos. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido do bebê. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.

Teste do Olhinho

O exame deve ser feito nas primeiras 24 horas de vida do bebê, por meio de uma luz direcionada ao olho da criança a uma distância de 20 centímetros, que deve refletir um tom vermelho semelhante ao observado em fotografias com flash. Caso a cor apresentada seja opaca, branca ou amarelada, significa que o recém-nascido possui alguma patologia e que deve ser tratada.

Teste do Pezinho

O teste do pezinho é feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e possibilita o diagnóstico de doenças graves, como o hipotireoidismo congênito, doenças metabólicas e outras patologias que afetam o sangue. Em geral, são doenças que não manifestam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas precocemente, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível. Esse exame deve ser feito a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento da criança.

Como funciona

O Teste da Orelhinha é realizado por fonoaudiólogos, após a alta hospitalar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h, no Serviço de Triagem Neonatal da Santa Casa. É necessário agendamento prévio.

O Teste do Coraçãozinho e o Teste do Olhinho são realizados por pediatras, na Maternidade, durante a permanência do bebê no hospital.

O Teste do Pezinho é realizado no hospital somente em bebês que permanecem internados.

Por Ana Maria Santos Veloso

Foto: Ana Paula Paixão

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).