Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Cisrun elege nova diretoria

Norte de Minas – Cisrun elege nova diretoria

Em assembleia geral realizada na manhã desta segunda-feira, 19/01, prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun) para o biênio 2015/2016.

Norte de Minas - Cisrun elege nova diretoria
Norte de Minas – Cisrun elege nova diretoria

A assembleia foi realizada no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em Montes Claros, e contou com a participação de 47 dos 84 prefeitos consorciados aptos a votar.

A eleição foi chapa de consenso e o Conselho Diretor ficou assim definido: presidente do Conselho Diretor: Joaquim Neres (Salinas); vice-presidente: Luiz Rocha Neto (São Francisco); Ricardo Afonso Veloso, 2º vice-presidente; 1º secretário: João Bosco (Vargem Grande do Rio Pardo) e 2ª secretária, Maria das Dores Oliveira Duarte (Claro dos Poções). Os conselheiros eleitos foram: Célio Caldeira da Fonseca Filho (Joaquim Felício); Jair Oliva Junior (Brasília de Minas); Edmárcio Moura Leal (Matias Cardoso); José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas); Manoel Jorge de Castro (Januária) e Evando Gonçalves da Silva (Lontra).

Já o Conselho Fiscal terá como presidente Hércules Vandy (Lagoa dos Patos) e vice, Narques Rocha (Ninheira). O secretário-geral é Silvanei Batista (Porteirinha) e os conselheiros: Anastácio Guedes (Manga); Clever Aparecido Azevedo (Olhos D’Água); Arismar Araújo Barbosa (São João do Pacuí); Geraldo Martins de Freitas (Glaucilândia); Joel Ferreira Lima (Ibiracatu); Luiz Carneiro (Buritizeiro); Vinícius Versiani (Patis) e Wagner Danilo Mendes (Serranópolis de Minas).

A posse dos eleitos será no dia 28 de fevereiro.

Ao receber os cumprimentos pela eleição, o prefeito Joaquim Neres agradeceu a oportunidade e disse que terá uma árdua tarefa pela frente. “A saúde ainda é o maior gargalo da gestão pública e temos o compromisso de ampliar e fortalecer o trabalho do Samu na região. Nossa meta é aumentar o número de unidades de atendimento para encurtar as distâncias entre as bases do Samu. Para isso vamos trabalhar para aumentar o orçamento do Cisrun e precisamos nos manter unidos; municípios, Estado e União; fortalecendo o consórcio, para que essa meta possa ser alcançada”, conclama o prefeito.

Joaquim Neres agradeceu aos prefeitos pelo voto de confiança e pela compreensão sobre a importância da composição da chapa única, ressaltando que é sempre melhor somar que dividir. “A saúde não tem partido político, mas um compromisso de todas as instâncias em fazer mais e melhor pela saúde do cidadão”, destacou.

O presidente da Amams e prefeito de Capitão Enéas, César Emílio, ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Cisrun e da necessidade de estreitar a parceria entre o consórcio e a associação. “Assim como a Amams, o Cisrun também começa 2015 com uma nova diretoria, através de chapas de consenso. Vejo uma nova mentalidade dos colegas prefeitos que optaram em buscar o melhor entendimento através do diálogo democrático entre todas as correntes políticas que fazem parte da nossa entidade e do Cisrun. Tenho certeza que através da nossa união conquistaremos importantes projetos para nossa região nos diversos setores da vida pública. Garanto à nova diretoria do Cisrun que a Amams será sempre parceira”, assegurou o presidente.

Representando o Governo de Minas Gerais, o deputado estadual Paulo Guedes, que irá responder pela Secretaria do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), disse que a função da Sedinor é ser interlocutora da região, e uma das prioridades da pasta é buscar a ampliação e fortalecimento do Samu e a melhoria da situação dos hospitais. “Se superarmos as dificuldades da assistência à saúde, já teremos um grande avanço. Então, vamos fortalecer a parceria com o Cisrun, dar sequência ao trabalho da equipe técnica e buscar, junto com a diretoria, manter a gestão compartilhada da saúde na região fortalecendo todos os pontos de atenção”, ressalta.

Ao encerrar os trabalhos, o atual presidente Ricardo Veloso agradeceu a todos dizendo que leva consigo uma conquista especial. “Apesar de a palavra partido denotar divisão, partilha, a experiência do Cisrun demonstra que sua maior força é exatamente a soma da diversidade de ideias e ideais de cada partido, de cada prefeito. Estamos levando para frente não o que nos divide, mas que nos une. Essa é razão maior dos bons resultados alcançados pelo Cisrun nesses anos; a união e a parceria. Sinto-me honrado em fazer parte desse capítulo tão importante da história da saúde de nossa região”, agradece.

CISRUN

O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região.

Foi o primeiro consórcio público desta natureza constituído no país, e além de possibilitar mais agilidade nos procedimentos burocráticos e democratizar o gerenciamento do Samu, viabiliza o repasse de recursos, já que tanto a União quanto o Estado restringiram seus investimentos para os consórcios públicos.

O funcionamento do Samu Macro Norte depende diretamente do Cisrun, que é responsável pelo gerenciamento dos recursos de custeio do serviço. Também é competência do Cisrun dar suporte infraestrutural às 36 bases descentralizadas e ao Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, onde funciona a central de regulação de urgência do Samu.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).