Inicio » Mais Seções » Ciência » Saiba como amenizar os efeitos do calor em casa

Saiba como amenizar os efeitos do calor em casa

A intensidade do verão este ano vem assustando grande parte da população. Se não bastasse a temperatura elevada, há ainda escassez de chuva em grande parte do Brasil.

O desconforto em dias quentes é inevitável, em especial para quem precisa se deslocar até o trabalho ou para outros afazeres. Entretanto, com algumas medidas, é possível amenizar o calor dentro de casa sem ficar refém apenas do ar-condicionado.

canalmulher-amenizar-efeitos-calor (1) (jornalmontesclaros)Para deixar sua casa mais fresquinha

Cortinas ou persianas fechadas

As cortinas ou persianas ajudam a evitar o aquecimento excessivo em casa bloqueando a entrada direta da luz solar. Mantendo-as fechadas durante o dia evita-se o efeito estufa em casa.

Insulfilm nas janelas

canalmulher-amenizar-efeitos-calor (4) (jornalmontesclaros)Uma das alternativas para evitar o excesso de calor é apostar em insulfilm nas janelas. Eles ajudam a manter a casa isolada do calor causado pelos raios solares através da reflexão desses raios.

Manter o ar fresco da noite por um tempo maior

Durante a noite o ar costuma ser menos abafado em comparação ao dia. O ideal é tentar manter esse frescor por mais tempo.

Para isso, assim que o sol se por, abra todas as janelas e deixe o ar correr pela casa. Antes que o dia amanheça, feche-as novamente.

Lâmpadas frias

Substitua as lâmpadas incandescentes (quentes) pelas brancas (frias) ou de LED. Além de econômicas e duráveis, elas contribuem para diminuir o calor dentro de ambientes fechados.

Umedecendo o ar

canalmulher-amenizar-efeitos-calor (5) (jornalmontesclaros)Nesta época do ano, o ar fica mais seco e isso ajuda a provocar problemas respiratórios. Em especial, nas pessoas que apresentam quadros de sinusite, rinite ou bronquite alérgica. Então, busque alternativas para deixar o ambiente mais úmido.

Principalmente, em locais onde há ar – condicionado, pois o uso do aparelho piora essa sensação de “secura” do ar. Quem não tem climatizador ou umidificador em casa pode colocar recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa.

Se tiver crianças pequenas, atente-se para que elas não tenham acesso a esses recipientes para evitar acidentes. Se preferir, opte por colocar toalhas de banho úmidas espalhadas pela casa.

Condicione o ar

Para condicionar o ar, coloque uma garrafa d’água congelada bem em frente a um ventilador ligado. O truque ajuda a circular o ar frio pelo ambiente sem precisar ligar o ar-condicionado.

Bebidas refrescantes  

A hidratação é fundamental para garantir a saúde durante o ano todo, que dirá no verão. Então, as bebidas geladas e os alimentos frescos, como frutas e picolés de fruta, estão liberadas.

canalmulher-amenizar-efeitos-calor (2) (jornalmontesclaros)

Estes ajudam a driblar o calor do corpo, mantendo-o confortável durante toda a estação.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).