Inicio » Minas Gerais » MG – Déficit de Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais é de quase 50%

MG – Déficit de Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais é de quase 50%

Em agosto de 2014 foi realizada a prova objetiva do concurso para o preenchimento de mil vagas de Investigador da Polícia Civil de Minas Gerais, ao todo 51.698 pessoas se inscreveram para o certame. O Estado de Minas Gerais ficou 6 anos sem realizar concurso para o cargo, conhecido anteriormente como agente de polícia, com isso o déficit de policiais na corporação cresceu.

MG - Déficit de Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais é de quase 50%
MG – Déficit de Investigadores da Polícia Civil de Minas Gerais é de quase 50%

Em 2013 foi aprovada a Lei Orgânica da Polícia Civil através da Lei Complementar 129 de 08/11/2013, que prevê 11.301 vagas para Investigador, mas Minas Gerais conta hoje com 5813 investigadores para os seus 853 municípios, a vacância é de 5.488, quase 50%.

Por esses motivos um grupo de classificados nesse concurso lutam pelo aumento de vagas, porque as mesmas existem, o que é necessário é vontade política, para assim termos um Estado com mais segurança. Este grupo, conhecido como Polícia Civil por mais vagas, espera que o governador Fernando Pimentel cumpra com o prometido em campanha, melhorar o efetivo na área de Segurança Pública em 12 mil novos policiais, inclusive, aproveitando os concursos em andamento, conforme noticiado pela imprensa após a sua vitória.

Não faz sentido algum realizar um concurso com 51.698 inscritos – sendo que 20.066 foram aprovados, porque fizeram acima de 50% na prova objetiva – e não ampliar o número de convocações sabendo dos problemas enfrentados por Minas Gerais no quesito Segurança Pública há vagas e pessoas aprovadas no concurso para preenchê-las.

O certame tem validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, esperamos que com esse novo ciclo político que se inicia em Minas esse problema seja solucionado e a Lei Orgânica cumprida. Este grupo deseja fazer parte da Polícia Civil de Minas Gerais e lutará por uma polícia mais forte, principalmente com o aumento do efetivo.

Mais informações sobre o movimento Polícia Civil por mais vagas acesse: pcmgpormaisvagas.blogspot.com.br

Texto: Andreia Martins / Edição: Veridiane Marcondes

Movimento POR MAIS VAGAS – PCMG

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).



20 comentários

  1. Governador Pimentel queremos uma Minas mais segura, por favor cumpra a Lei Orgânica.

  2. Movimento “Por mais vagas”. Estamos unidos nessa luta!
    Basta que o Pimentel honre com sua promessa feita em campanha eleitoral e majore o numero de vagas neste concurso.

  3. Minas Gerais precisa urgentemente da reestruturação da PCMG.
    Como um estado tão grande como Minas Gerais trabalha com apenas 5800 investigadores de policia. São mais de 800 municípios. Quem paga o alto preço da falta de investimentos na corporação é a população.
    Se há uma lei, ela deve ser cumprida!

  4. Minas tem hoje o segundo pior índice de conclusão de homicídios do Brasil sendo 3%. Isso significa que a cada 100 homicídios só 3 há conclusão de inquéritos e 97 ” não dá nada ” . Vergonha para um dos estados mais importantes do Brasil . Que peguem dinheiro de outros setores e coloquem em segurança . Segurança , educação e saúde é o mínimo para uma sociedade . Dinheiro para essa “coisa “( para não falar outra coisa ) de copa há , mas para cumprir uma lei e colocar policiais não há . Esses são os nossos horrorosos políticos …..

  5. Nossa!!! O governador vai chamar mais policiais. Tenho certeza. Isso é um descaso com a população de Minas Gerais. Espero q ele cumpra a promessa da campanha.

  6. A criminalidade aumenta casa vez mais não há como negar não basta polícia ostensiva,sem punição o marginais voltam repetir o delito.Precisamos de mais investigadores queremos o cumprimento da lei orgânica aprovada em 2013.
    A sociedade agradece.

  7. Vamos governador!!! Mostre serviço.

  8. ESPERAMOS QUE AS PROMESSAS DO NOSSO GOVERNADOR, FERNANDO PIMENTEL, NÃO FIQUE SÓ NAS PALAVRAS E QUE ELE POSSA AUMENTAR O EFETIVO DA POLÍCIA CIVIL DENTRO DO PREVISTO NA LEI ORGÂNICA.

  9. Queremos mais vagas, a sociedade carece de mais segurança… Esperamos a resposta favorável do atual governo de MG. Por mais vagas !!! POLICIA CIVIL – INVESTIGADORES

  10. Esperamos confiantes na palavra do nosso governador de reestruturar a gloriosa e que ja se comece essa mudança completando o quadro de investigadores assim como dispoe a LEI ORGANICA da PCMG

  11. A criminalidade crescendo e o efetivo diminuindo!!!!! O que precisamos é que o efetivo aumente e a criminalidade diminua!!!

  12. Por que o Estado de MG vem crescendo a criminalidade? Resposta fácil! Porque não tem POLICIAL CIVIL o suficiente para INVESTIGAR os crimes! Logo os marginais ficam impunes e a cada dia que passa mais ousados! São centenas de inquéritos arquivados por dia por falta de INVESTIGADORES e tantos outros parados em pilhas e mais pilhas! Pensa bem, CENTENAS DE INQUÉRITOS ARQUIVADOS POR DIA EM MINAS. Inquéritos de ‘’suspeitos’’ de estupros, roubos, assassinatos, etc que estão livres e continuam cometendo os mesmos delitos e a próxima vítima pode ser você! Então Excelentíssimo Senhor Governador faça cumprir a lei orgânica da policia civil de minas gerais! Mais de 5 mil vagas em aberto! Mais de 6 anos sem concurso! A Policia Civil tem o mesmo efetivo da década de 80, mas não o mesmo número de habitantes!

  13. A sociedade precisa de respostas e a Policia Civil clama por mais investigadores. Governador, apenas cumpra a lei e aumente o número de investigadores.

  14. Governador cumpra a lei orgânica da Policia Civil que é o mínimo necessário e não se esqueça que o povo mineiro não vai esquecer das suas promessas de campanha que se comprometeu em 12000 policiais entre civil e militar.

  15. Aguardamos urgentemente a convocação de mais classificados do concurso para investigador de 2014 para as próximas fases. A LEI ORGANICA DA PCMG precisa ser respeitada e contamos com o novo governo do Pimentel para que este gargalo na segurança pública seja solucionado. O déficit é grande, mais de 5000 vagas disponíveis e isto sem contar o grande número de aposentadorias que está previsto para acontecer em 2015. E estes dados são só de investigadores, os outros cargos da PC de minas apresentam o mesmo déficit de pessoal. Chegou a hora de começar a respeitar o cidadão mineiro e fazer jus à alta carga tributária que pagamos e dar uma qualidade de vida descente para este povo guerreiro e batalhador, a começar pela segurança pública. Já chega de ficarmos nos escondendo de marginais e entocados dentro de nossas residencias. Queremos providência urgente, aumento do números de vagas para investigadores da Polícia Cívil já, POR MAIS VAGAS – PCMG

  16. concordo com vocês…..
    tem que chamar mais pessoas…
    Governador cumpra suas promessas de campanha….

  17. ACHO QUE DEVE SER REALIZADO OUTRO CONCURSOS PREZANDO PELA IGUALDADE, AS VAGAS DESTE JA ESTAO SENDO PREENCHIDAS, DEVEMOS DA A CHANCE DE OUTRAS PESSOAS CONCORRER, PRINCIPALMENTE AS QUE NÃO TINHAM CURSO SUPERIOR E AGORA JA TEM

  18. thiago alves Gonçalves

    O governador deveria contratar a cada ano 1000 investigadores, ou seja,4000 no fim do seu mandato. Sabe-Se que os estado está endividado, porém ao fracionar aliviaria muito para o próprio governo e também para a Sociedade.

  19. Lucas Filgueiras Gontijo

    Vamos aumentar o efetivo, o tempo é suficiente para adequar a Lei Orgânica ( conc. 2014 até 2018). Contamos com a promessa de campanha do Governador de 12.000 novos policiais. Confiamos e acreditamos em seu Governo!