Inicio » Minas Gerais » Centro de Minas » MG – Crise econômica e falta de água levam Itabira a cancelar folia

MG – Crise econômica e falta de água levam Itabira a cancelar folia

A Prefeitura de Itabira, na região Central do Estado, cancelou a festa de Carnaval deste ano por causa das crises financeira e de água na cidade. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira (23), após reunião entre o prefeito, Damon Lázaro de Sena, e a equipe econômica do município.

MG - Crise econômica e falta de água levam Itabira a cancelar folia
MG – Crise econômica e falta de água levam Itabira a cancelar folia

Para se chegar à decisão, o Executivo, por meio de nota divulgada no site da prefeitura, informou que avaliou o cenário atual e achou prudente suspender a festa. Além dos ajustes financeiros que precisam ser feitos para honrar pagamentos a fornecedores, firmados em 2014, ainda “existe a incerteza do cenário econômico brasileiro”. Em Itabira, há “uma grande possibilidade de uma retração econômica ainda no primeiro semestre, levando em consideração, principalmente, a indefinição do preço do minério comercializado pela Vale”, pontuou a nota.

Seca

A longa estiagem também preocupa as autoridades de Itabira. Por lá, os reservatórios estão operando na capacidade mínima. Por causa disso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estendeu o período de racionamento e alugou equipamentos para bombear a água. O principal sistema de abastecimento da cidade, a Pureza, já está utilizando o volume morto.

Com o cancelamento da festa momesca em outras cidades do Estado, a prefeitura acredita que o Carnaval iria atrair muitos foliões para Itabira, o que poderia causar desabastecimento no período e agravar os problemas para a população.

“Avaliamos todas as possibilidades para manter o Carnaval. Até pensávamos em levar a festa para o Parque de Exposições, mas ponderamos que não seria prudente. Os riscos que estávamos correndo eram maiores do que a satisfação que as quatro noites de Carnaval poderiam gerar”, argumentou o prefeito Damon.

Itabira integra a lista de cidades mineiras que decidiram cancelar os festejos carnavalescos principalmente por causa da crise hídrica. Também não vão realizar a folia os municípios de Santa Maria de Itabira, João Monlevade, Formiga, Oliveira, Itapecerica, Arcos, São Gonçalo do Pará e Cláudio.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).