Inicio » Minas Gerais » Centro de Minas » MG – Carnaval de Ouro Preto se prepara para economizar água

MG – Carnaval de Ouro Preto se prepara para economizar água

Considerado um dos mais tradicionais carnavais do país, a folia de Ouro Preto, na região Central, vai estimular o uso consumo consciente da água neste ano. Há uma semana, a cidade histórica iniciou um esquema de racionamento de água para enfrentar a crise hídrica que assola toda Minas Gerais.
MG - Carnaval de Ouro Preto se prepara para economizar água
MG – Carnaval de Ouro Preto se prepara para economizar água

Para receber os cerca de 70 mil turistas que vão chegar ao município no próximo feriado, os produtores do Carnaval decidiram implantar ações sustentáveis para garantir a realização da folia com o consumo mínimo da água. De acordo com o produtor-executivo do Carnaval de Ouro Preto na Arena Ouro Preto Folia, Victor Hugo, a água dos congeladores em que serão armazenadas as bebicas será reutilizada.

Segundo ele, por dia serão consumidos no evento 400 pacotes de gelo, cada um de 20 quilos. As caixas térmicas em que as bebidas serão acondicionadas, que não utilizam energia elétrica, vão gerar um total de 7 mil litros de água. Esse volume será armazenado em uma caixa d’água para a limpeza dos banheiros químicos, camarins, backstage, pista e camarote após os shows.
As repúblicas que hospedam grande parte dos turistas também vão desenvolver campanhas de consumo consciente. A república Confraria, por exemplo, que recebe 35 hospedes durante o Carnaval, já conta sistemas que controlam o uso da água.
Conforme Jonh Reis Pimenta, morador da república, os chuveiros são equipados com sistema de temporizador. Após cinco minutos no banho, o sistema corta a água, além de limitar a quantidade de água utilizada nas descargas. O imóvel conta ainda com uma cisterna, o que irá garantir mais uma reserva aos turistas.“Temos duas caixas d’água extras para garantir o abastecimento de toda a república durante a festa e o número de foliões que recebemos é restrito para não aumentar muito o consumo de água”, afirmou Jonh.
Rodízio
O esquema de rodízio de água em Ouro Preto começou no último 20 de janeiro. Conforme o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a decisão foi tomara após a baixa dos níveis de água nos mananciais do município provocada pela “intensa estiagem e o aumento das temperaturas”. Para enfrentar o quadro, o Semae criou uma escala para que a população saiba quais os dias e horários em que o serviço de distribuição de água ocorrerá.
Os bairros Bauxita, Saramenha e arredores são abastecidos todos os dias nos horários das 18h às 12h. O Alto da Cruz também é abastecido diariamente, entre 7h e 12h.
Alguns bairros são abastecidos por revezamento de acordo com os dias pares e ímpares do mês: Santa Cruz, Taquaral, Piedade e locais próximos a essas áreas são abastecidos gradativamente nos dias impares. Já as comunidades de Santa Efigênia, Padre Faria, Antônio Dias e regiões vizinhas são abastecidas todos os dias pares.
O fornecimento de água para o Morro Santana, Morro da Queimada, Morro São Sebastião e Morro São João é feito a partir das 18h até as 7h do dia seguinte. Nos demais bairros, por existir uma estrutura geográfica menos montanhosa, o sistema de abastecimentos acontece normalmente. Em casos pontuais, o fornecimento de água é realizado por caminhões-pipa.
O Semae orienta aos usuários para que realizem as tarefas que necessitam de consumo maior de água nos dias e horários em que é feito o abastecimento para evitar a falta d’água.
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).