Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Defensora Pública de Montes Claros orienta: Denuncie a violência contra a mulher

Montes Claros – Defensora Pública de Montes Claros orienta: Denuncie a violência contra a mulher

A violência contra a mulher é cada vez mais comum nos dias de hoje, e infelizmente tem aumentado, não há como não conviver ou não conhecer alguém que não tenha tido casos de violência contra a mulher em sua família.

Dra Maiza Rodrigues, defensora pública
Dra Maiza Rodrigues, defensora pública

Falou a  Dra Maiza Rodrigues, defensora pública , para o Jornal Montes Claros.

Segundo a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994, a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na privada.

DENUNCIE:

O que uma mulher deve fazer se for vítima de uma agressão? O telefone para denúncia é o 180 em todo o Brasil

Ou ainda a vítima pode ligar diretamente para 190 – Policia Militar e denunciar a agressão. Quanto mais cedo for feito a denúncia, mais rápido serão tomadas as providencias cabíveis.

A Lei Maria da Penha garante a todas as mulheres o direito a denúncia e uma vida sem violência. E mulheres que sofram algum tipo de violência não devem deixar que sua condição financeira seja um obstáculo que as impeçam de denunciar o seu agressor. Por essa razão, as mulheres que são economicamente dependentes do agressor devem ser incluídas nos programas sociais do Governo Federal e também naqueles existentes nos estados e municípios, para que sejam garantidos os seus direitos de cidadania.

Dra Maiza Rodrigues:

* Bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES * Atua na Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, desde 1985, onde atuou todas as áreas judiciais, atualmente exercendo o cargo de Coordenadora-Gestora da Defensoria Pública Especializada em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica, teve participação efetiva na criação da Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica da Polícia Militar, Casa-Abrigo para Mulheres em Situação de Violência e Delegacia de Mulheres..
* Cidadã Honorária de Montes Claros.
* Possui diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior.
* Delegada eleita representante de Minas Gerais, na Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, com direito a sugestão e voto.
* È altamente reconhecida pelos trabalhos dedicados aos hipossuficientes, por isso agraciada com vários títulos e homenagens da sociedade Montes Clarense e da região.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Hesiodo José

Coluna do Hesiodo José – Fragmentos Diários (aumento e também invento)

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.Coluna do Hesiodo …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).