Inicio » Minas Gerais » MG – Certidões do registro civil podem ser solicitadas pela internet

MG – Certidões do registro civil podem ser solicitadas pela internet

Solicitantes podem e verificar a existência de certidões de nascimento, casamento e óbito registradas em Minas Gerais.

A partir desta sexta-feira (30), certidões de registro civil já podem ser solicitadas pela internet. Nessa sexta, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, e o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registo Civil de Minas Gerais (Recivil), Paulo Alberto Risso de Souza, assinam documentos que implantam e divulgam a consulta pública.

Com isso, qualquer pessoa pode acessar e verificar a existência de certidões de nascimento, casamento e óbito em todas as serventias de registro do Estado de Minas Gerais. Além disso, é possível solicitar a expedição de uma nova certidão do registro.

Atualmente, o banco de dados tem registros realizados a partir de 1990, mas, até 2016, estarão disponíveis os registros realizados desde 1º de janeiro de 1950. Ao entrar no site, o solicitante deverá se identificar, informando número do CPF, da de nascimento e um endereço de e-mail.

O documento poderá ser recebido em casa, onde o solicitante deverá pagar as despesas postais, ou em qualquer cartório. Nesse caso deverá ser pago os emolumentos e a taxa de fiscalização judiciária.

Em breve, a CRC-MG estará interligada à CRC Nacional, o que vai permitir que as consultas e solicitações sejam feitas em qualquer cartório do país, desde que já esteja em funcionamento uma CRC local.

Clique aqui e acesse à página em que pode ser feita a solicitação.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).