Inicio » Educação » Cursos » Educação – Fapemig amplia cota do PIBIC para bolsas de iniciação científica da Unimontes

Educação – Fapemig amplia cota do PIBIC para bolsas de iniciação científica da Unimontes

Em 2015, a Universidade Estadual de Montes Claros será contemplada com mais benefícios financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/Fapemig. A cota institucional da Unimontes foi ampliada para 160 bolsas. Até o ano passado, eram 150 benefícios nesta categoria. O valor de cada bolsa é de R$ 400,00.

Educação - Fapemig amplia cota do PIBIC para bolsas de iniciação científica da Unimontes
Educação – Fapemig amplia cota do PIBIC para bolsas de iniciação científica da Unimontes

Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o PIBIC/Fapemig é oferecido por meio de edital específico publicado no início do segundo semestre de cada ano letivo. As bolsas podem ser pleiteadas por acadêmicos regularmente matriculados no segundo período de qualquer um dos cursos regulares da Unimontes.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Vicente Ribeiro Rocha Júnior, quem participa da seleção do PIBIC/Fapemig é o professor que atuará como orientador do bolsista. Se o seu processo for classificado dentro do limite de vagas, o docente fará indicação do aluno de iniciação científica para o benefício.

NÚMEROS

Com a ampliação dos benefícios, a Universidade passa a contar com 450 acadêmicos inseridos em programas de iniciação científica, entre os quais o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unimontes (BIC-UNI), Iniciação Científica Voluntária (ICV/Unimontes) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – este financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Há, também, as três versões PIBIC/Fapemig, PIBIC/CNPq e PIBIC nas Ações Afirmativas/CNPq (dirigido às universidades públicas que possuem sistema de reserva de vagas), além do BIC-Júnior, também financiado pela Fapemig e dirigido aos alunos do ensino médio em projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da Unimontes.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).