Inicio » Mais Seções » Saúde – Santa Casa de Montes Claros realiza procedimento inédito em Medicina Fetal

Saúde – Santa Casa de Montes Claros realiza procedimento inédito em Medicina Fetal

Ao adotar técnicas inovadoras, com utilização de tecnologia de ponta, a Santa Casa de Montes Claros confirma a sua vocação para a promoção de assistência à saúde da população, com elevado nível de excelência.

Saúde - Santa Casa de Montes Claros realiza procedimento inédito em Medicina Fetal
Saúde – Santa Casa de Montes Claros realiza procedimento inédito em Medicina Fetal

Foi realizado, no dia 23 de janeiro, um procedimento inédito no Norte de Minas, chamado Cordocentese, que trata-se da coleta do sangue fetal no cordão umbilical, intraútero, guiado por ultrassonografia.

O objetivo do procedimento, realizado pelo ginecologista e obstetra Franco Simões, residentes de ginecologia/obstetrícia e equipe de enfermagem, foi avaliar a presença de anemia fetal, e, caso necessário, fazer a transfusão de sangue (hemácias). A cordocentese é utilizada para diagnosticar doenças genéticas, cromossômicas, anemias e infecções fetais.

De acordo com o médico, o procedimento foi realizado em um feto de 27 semanas de gestação, que apresentava suspeita de anemia. A suspeita foi confirmada, mas sem necessidade de transfusão sanguínea, devido ao seu grau moderado.

“A realização desse procedimento em Montes Claros é importante pela dificuldade de encaminhamento das gestantes para o tratamento fetal em Belo Horizonte e pela alta incidência de doenças que cursam com anemia no feto”, ressalta.

Ele salienta ainda que a Santa Casa, por meio do seu corpo de enfermagem, laboratório de análises clínicas, banco de sangue e residência médica de ginecologia e obstetrícia, disponibilizou todos os meios para que o procedimento fosse realizado com sucesso tanto para a mãe quanto para o bebê.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Apreensão drogas Bairro Santa Cecília

Montes Claros – PM apreende grande quantidade de drogas em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).