Inicio » Esporte » UFC – Saiba quais os efeitos das drogas encontradas no teste antidoping de Anderson Silva

UFC – Saiba quais os efeitos das drogas encontradas no teste antidoping de Anderson Silva

O UFC divulgou um comunicado oficial, nesta terça-feira (3) no qual informa sobre o resultado positivo de um exame antidoping realizado no lutador brasileiro Anderson Silva. Supostamente, as drogas encontradas no organismo do atleta seriam a drostanolona e a androsterona, esteroides anabolizantes com efeitos estimulantes.

O teste realizado em Anderson Silva foi positivo para a presença de drostanolona e androsterona em seu organismo Foto: Reprodução/Internet
O teste realizado em Anderson Silva foi positivo para a presença de drostanolona e androsterona em seu organismo
Foto: Reprodução/Internet

De acordo com o farmacêutico Arquimedes Melo, esse tipo de droga é utilizado ilicitamente para melhorar a performance dos atletas durante os treinos e nas lutas. “Este tipo de droga tem dois efeitos. O efeito anabólico é o de aumento da produção de proteínas no corpo, responsáveis pelo fortalecimento dos músculos e, consequentemente, o aumento da força do atleta. Já o efeito andrógeno, também provocado pela ingestão das drogas, causa o aumento da agressividade”, explica.

Os efeitos colaterais do uso contínuo destas substâncias incluem o desenvolvimento de doenças graves como o câncer hepático e o pancreático, assim como disfunção erétil, no caso dos homens.

Outras substâncias proibidas no mundo dos esportes são as anfetaminas, que estimulam o sistema nervoso central e são utilizadas como inibidores de apetite, e os diuréticos, utilizados para aumentar o volume de urina e, desta forma, diminuir o peso dos atletas. “Os diuréticos também são utilizados para tentar processar mais rapidamente as substâncias ilícitas utilizadas e, desta forma, não ser pego no teste antidoping”, acrescenta Arquimedes Melo.

A utilização constante dos anabolizantes e dos diuréticos é nociva para o organismo humano e seus efeitos colaterais incluem alucinações, desenvolvimento de problemas cardíacos e a diminuição no volume do sangue e nos níveis de potássio presentes no corpo.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).