Inicio » Mais Seções » Ciência » Telescópio Hubble captura “rosto sorridente” em constelação

Telescópio Hubble captura “rosto sorridente” em constelação

Seus olhos são duas galáxias brilhantes distantes, e as linhas que compõem a face e o sorriso arcos criados por um efeito chamado de lente gravitacional forte.

Os olhos do "rosto feliz" são duas galáxias brilhantes distantes, e as linhas que compõem a face e o sorriso arcos criados por um efeito chamado de lente gravitacional forte Foto: Nasa
Os olhos do “rosto feliz” são duas galáxias brilhantes distantes, e as linhas que compõem a face e o sorriso arcos criados por um efeito chamado de lente gravitacional forte
Foto: Nasa

O telescópio espacial Hubble capturou uma imagem um tanto simpática do aglomerado de galáxias SDSS J1038 + 4849, na constelação de Ursa Maior, de acordo com o iflscience.com.

Os olhos do “rosto simpático” retratado na foto são duas galáxias brilhantes distantes, de acordo com um comunicado da Agência Espacial Europeia, e as linhas que compõem a face e sorriso são arcos criados por um efeito chamado de lente gravitacional forte.

Os aglomerados de galáxias são algumas das estruturas de maior massa do universo, capazes de exercer uma força gravitacional tão forte, que deformam o espaço-tempo ao seu redor.

Ao redirecionar os raios de luz, um aglomerado de galáxias em primeiro plano atua como uma lente cósmica que pode ampliar, distorcer, e dobrar a luz que está por trás dele. Neste caso particular, o desvio da luz a partir de uma fonte distante produziu uma estrutura em anel, chamada Anel de Einstein: o resultado de um alinhamento exato e simétrico da fonte de luz, da lente, e do observador.

Esta é apenas uma das milhares de imagens que  fazem parte do banco de dados do Hubble, e que se tornaram públicas. Esta imagem em particular foi descoberta pela contempladora de estrelas Judy Smith, através da competição de processamento de imagem do Hubble ‘Hidden Treasures’.

Desde 1990, o Hubble já fez mais de um milhão de observações. Algumas delas – incluindo as 100 imagens mais deslumbrantes do espaço –  foram disponibilizadas no site spacetelescope.org, de acesso liberado ao público.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).