Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Frigorífico Minerva, de Janaúba, completa 1 ano e anuncia exportação para 17 países‏

Norte de Minas – Frigorífico Minerva, de Janaúba, completa 1 ano e anuncia exportação para 17 países‏

Norte de Minas – Frigorífico Minerva, de Janaúba, completa 1 ano e anuncia exportação para 17 países‏.

Ibar Vilela Queiroz, proprietário do grupo Minerva Foods, dono do frigorífico de Janaúba Foto: Oliveira Júnior
Ibar Vilela Queiroz, proprietário do grupo Minerva Foods, dono do frigorífico de Janaúba Foto: Oliveira Júnior

Na semana que antecede à data do 1º aniversário do Frigorífico Minerva, em Janaúba, a diretoria desse empreendimento anuncia a disponibilidade de vender carne bovina do Norte de Minas para 17 países da Europa, Ásia e Oriente Médio. O anúncio é do diretor e proprietário do grupo Minerva Foods, Ibar Vilela Queiroz, que participou nessa quinta-feira, dia 12 de fevereiro, de reunião com pecuaristas do Norte de Minas, nesta cidade.

Reunião entre produtores e o dono do Frigorífico Minerva, de Janaúba, Ibar Queiroz Foto: Oliveira Júnio
Reunião entre produtores e o dono do Frigorífico Minerva, de Janaúba, Ibar Queiroz Foto: Oliveira Júnio

O encontro foi organizado pelo próprio Minerva Foods com apoio da Agropeva e do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba ocasião em que houve um circuito de palestras para incentivar os produtores para a produção e comercialização de bovinos. Ibar Queiroz se diz satisfeito pelo investimento na região e entende que a perspectiva de retorno do grupo empresarial está dentro do que era previsto. Segundo ele, o cálculo é de que os “bons frutos” sejam colhidos num prazo de 2 anos, considerando que as atividades da unidade de Janaúba tiveram início no final de setembro do ano passado.

A reunião contou com mais de 100 produtores rurais que a exemplo do diretor do Minerva estão otimistas com relação a melhoria no setor, apesar da seca que se encontra estagnada na região há quatro anos. Ibar Queiroz acredita que, dependendo da aprovação da solicitação, o frigorífico de Janaúba poderá dobrar o abate de animais, passando dos atuais 400 diários (seguindo limitações judiciais perante impasse ambiental) para 800 abates de bovinos diariamente.
“Viemos para ficar”, comentou Ibar Queiroz ao lembrar que no próximo domingo, dia 23, completará um ano que o Minerva Foods adquiriu o frigorífico de Janaúba em leilão público realizado em São Paulo em razão da falência do grupo Kaiowa, então dono da unidade industrial instalada entre os bairros Barbosa e Santa Terezinha.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, enalteceu a iniciativa do Minerva Foods em se reunir com os criadores numa demonstração de valorizar a interação com os produtores e fomentar a agropecuária da região. José Aparecido destaca que um ano de presença do frigorífico em Janaúba foi o suficiente para o fortalecimento do agronegócio no extremo norte de Minas Gerais. Na concepção do líder da classe rural, o novo frigorífico, agora Minerva, trouxe resultados positivos na área social, tais como, o emprego da mão de obra local assegurando uma melhor qualidade de vida das famílias janaubenses.
Numa das palestras houve a orientação ao criador sobre a melhor forma da cria e recria do plantel de maneira a produzir com qualidade e quantidade capaz de ofertar ao frigorífico. Os criadores conheceram as técnicas de manejo e alimentação dos animais na fazenda, assim como o semi confinamento e o confinamento de bovinos. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba)
Por Oliveira Júnior
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

VLI abre vagas para programa Jovem Aprendiz em Montes Claros

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 8 de dezembro de 2016.VLI abre vagas …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).