Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Veja um aplicativo para denunciar a falta falta d’água em todo o país

Veja um aplicativo para denunciar a falta falta d’água em todo o país

Veja um aplicativo para denunciar a falta falta d’água em todo o país

Veja um aplicativo para denunciar a falta falta d'água em todo o país
Veja um aplicativo para denunciar a falta falta d’água em todo o país

A falta de água já é uma das maiores crises sentidas pelo Brasil em anos. Os mais afetados são os Estados da região Sudeste, com destaque para São Paulo. Agora, um aplicativo gratuito para Android permite que consumidores identifiquem os locais onde está acontecendo desabastecimento.

Lançado pelo desenvolvedor Cleiton Tortato, o “Estou sem Água” possibilita que os usuários apontem sua localização no mapa e respondam se a região está recebendo água com “não”, “muito pouco” ou “sim”. Também é possível inserir comentários, como o dia em que a localidade recebeu água pela última vez. A ferramenta é bem útil para lidar com a negligência das autoridades. “A ideia surgiu em agosto de 2014. Na época, muitas pessoas comentavam que estava faltando água em suas casas, mas os governos não admitiam o racionamento. Nosso objetivo era mostrar a realidade”, explica Tortato.

O aplicativo está disponível apenas para Android, mas também possui versão web. No entanto, as denúncias de falta d’água só podem ser feitas via celular, por usuários cadastrados. “Como havia questões políticas envolvidas no racionamento no ano passado, quisemos garantir que os usuários fossem mesmo moradores das regiões apontadas, e isso só é possível checando a localização pelo GPS dos celulares”, comenta o desenvolvedor.

Por enquanto, a adesão tem sido maior nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Cleiton, o programa já recebeu até 50 denúncias por semana. O aplicativo também tem uma conta no Twitter, que direciona as denúncias às distribuidoras.

 

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).