Inicio » Interessa » Saúde – Mitos e verdades sobre a acupuntura

Saúde – Mitos e verdades sobre a acupuntura

Apesar de ser uma técnica de tratamento muito antiga só agora a acupuntura vem ganhando notoriedade no Brasil. A mídia frequentemente tem mostrado pessoas famosas fazendo tratamento com acupuntura. São casos como o do jogador Ronaldinho Gaucho e até da presidenta Dilma Roussef, que se trata com o chinês radicado no Brasil Gu Hanghu.

Saúde - Mitos e verdades sobre a acupuntura
Saúde – Mitos e verdades sobre a acupuntura

Como todas as novidas ela vem cheia de mitos e curiosidade. Mas o fato é que essa é uma técnica com aproximadamente quatro mil anos de história, que é praticada em muitos países da Ásia como China, Japão, Indonésia, Filipinas, Vietnam e outros países orientais. No Brasil ela foi introduzida com os imigrantes japoneses. Seu crescimento se consolidou na última década até ser atualmente reconhecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e possuir legislação especifica.

Estudos modernos explicam a atuação da acupuntura por sua influência no sistema nervoso, por isso provoca calma e serenidade, e no sistema circulatório. Por essas características a acupuntura pode ser usada em praticamente todas as doenças e servir como prevenção por atuar na percepção do estresse. Sua técnica, por vir de uma cultura muito diferente da nossa, exige uma especialização de dois anos do profissional de saúde que aprende a diagnosticas e tratar o paciente segundo o principio dos cinco elementos.

Como todas as praticas de saúde, a acupuntura não exclui o tratamento multiprofissional, nem o diagnostico correto da patologia a ser tratada. Por exemplo, um rompimento de um ligamento do joelho pode requerer a colaboração de diversos profissionais, como o médico ortopedista e o fisioterapeuta, para que o tratamento seja feito de forma integrada e a recuperação seja completa.

Em todos os casos o tratamento começa pelo diagnóstico energético do paciente, que é próprio da acupuntura, e posteriormente o acupunturista faz a seleção dos pontos para serem trabalhados e finalmente escolhe, juntamente com o paciente a técnica que ira aplicar, como a tonificação com moxa, a manipulação dos meridianos com as mãos, o uso de agulhas, o  Hai Rua, a atividade física ou outras técnicas. No Brasil sabe-se que os tratamentos mais requisitados aos acupunturistas são para enxaqueca, tensão pré-menstrual, dores nas costas, nas articulações (juntas) e dores de cabaça.

Serviço: 

Kólia Patrice L. Gomes

Contato : 91808928, 32225035

Clinica Reabilitar

e-mail: [email protected]

Kólia Patrice L. Gomes
Kólia Patrice L. Gomes
------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).