Inicio » Interessa » Saúde – O equilíbrio: um dos princípios da acupuntura

Saúde – O equilíbrio: um dos princípios da acupuntura

A acupuntura é uma das praticas medicas da Medicina Tradicional Chinesa. As técnicas chinesas de tratamento incluem ainda as massagens, a prática de atividades físicas especificas como o Tai Chi Chuan, a alimentação e o uso de ervas medicinais. No Brasil, a técnica mais difundida entre todas essas é a acupuntura pelo seu efeito imediato e praticidade de execução. Só no Sistema Único de Saúde (SUS) foram feitas mais de 2 milhões de sessões.

Kólia Patrice L. Gomes
Kólia Patrice L. Gomes

Todas essas técnicas se fundamentam na filosofia chinesa, que infelizmente ainda é muito pouco difundida no ocidente. Todas essas práticas possuem uma fundamentação teórica consistente que permitiu que mesmo muito antes do desenvolvimento tecnológico moderno eles já resolvessem problemas de saúde que até hoje temos dificuldades. Um desses conceitos é o de que o mundo está constantemente em mutação. E que essa mutação se dá pelas características Yin e Yang de todas as coisas. Algumas pessoas podem até se espantar com essa afirmação. Mas ela é fácil de demonstrar por que tudo tem dois opostos que se complementam e geram uma constante mutação. Podemos citar alguns exemplos como o fogo e a água, o sol e a lua, o calor e o frio, o masculino e o feminino, o sabor doce e o sabor salgado e quantos outros exemplos mais o leitor poder imaginar. Em cada par desses o primeiro exemplo é Yang e o segundo é Yin.

A beleza desse conhecimento está na sua simplicidade, por que não existe um elemento melhor que o outro. Do equilíbrio entre eles nasce a saúde. Em nossos corpos se as articulações devem ser flexíveis os ossos devem ser resistentes, se durante o dia devemos manifestar energia e vitalidade à noite o sono deve ser tranquilo e calmo. Esse equilíbrio continua em cada detalhe do organismo, o sistema nervoso autônomo simpático que acelera o metabolismo é complementado pelo sistema nervoso autônomo parassimpático que o acalma. Por isso a função do acupunturista é perceber os sinais desse desequilíbrio em cada órgão e equilibra-lo.

Para efetuar esse reequilíbrio a acupuntura dispõe de muitos recursos como agulhas, moxas, ventosas, massagens, eletroestimuladores. Essas técnicas são usadas sobre a pele em pontos específicos que tem a propriedade de sedar ou estimular cada um dos órgãos e assim a saúde é restabelecida. Por exemplo, em azias e dores estomacais os pontos E25 (Tianshu), E37 (Shangjuxu) e F3 (Taichong), localizados respectivamente no abdome, nas pernas e nos pés, tem ação de sedação e alivio para o fígado e o estomago por que acalmam a relação de desequilíbrio excessivamente Yang do fígado sobre o estomago.

Ao observar exemplos como esse fica fácil constatar que a acupuntura é feita por meio de princípios muitos simples da filosofia oriental, que são aplicados com uma observação profunda e detalhada sobre o funcionamento do corpo.

Serviço: 

Kólia Patrice L. Gomes

Contato : 91808928, 32225035

Clinica Reabilitar

e-mail: [email protected]

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).