Inicio » Nacional » Brasil – Nível do Cantareira volta a subir e atinge mais que o dobro do começo do mês

Brasil – Nível do Cantareira volta a subir e atinge mais que o dobro do começo do mês

Brasil – Nível do Cantareira volta a subir e atinge mais que o dobro do começo do mês

Nível de água do Sistema Cantareira volta a subir e atinge 10,4% neste domingo (22) Foto: Reprodução
Nível de água do Sistema Cantareira volta a subir e atinge 10,4% neste domingo (22)
Foto: Reprodução

O nível do sistema Cantareira, o principal reservatório que abastece a região metropolitana de São Paulo, voltou a subir neste domingo (22). De acordo com dados da Sabesp, o reservatório passou de 10,2% para 10,4%, mais do que o dobro do que era registrado no início do mês. No dia 1º de fevereiro, por exemplo, o Cantareira tinha apenas 5%.

A pouco menos de uma semana para o fim do mês, o manancial acumula 266,5 mm de chuva, o que é quase quatro vezes mais do que o registrado em todo o mês de fevereiro do ano passado, quando choveu apenas 73 mm. A média anual para este mês é de 199,1 mm.

O sistema Cantareira, que abastece 6,2 milhões de pessoas na zona norte e partes das zonas leste, oeste, central e sul da capital paulista, ainda opera com índices críticos pois essa porcentagem já inclui a segunda cota do volume morto (água do fundo do reservatório que não era contabilizada).

Conforme a Folha mostrou, as projeções do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e da Sabesp, o rodízio de água será evitado se as chuvas conseguirem elevar o nível do sistema Cantareira a um patamar entre 13% e 14% até o final de março e se, ao mesmo tempo, as obras emergenciais previstas para elevar a capacidade dos reservatórios não atrasarem.

Segundo balanço divulgado pela Sabesp, o nível do reservatório Alto Tietê é de 18,2%, após subir 0,2 ponto percentual em relação ao dia anterior. O sistema abastece 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e Grande São Paulo. No dia 14 de dezembro, o Alto Tietê passou a contar com a adição do volume morto , que gerou um volume adicional de 39,5 milhões de metros cúbicos de água da represa Ponte Nova, em Salesópolis (a 97 km de São Paulo).

OUTROS RESERVATÓRIOS – A represa de Guarapiranga, que fornece água para 5,2 milhões de pessoas nas zonas sul e sudeste da capital paulista, opera com 57,5% de sua capacidade, mesmo índice registrado no sábado (21).

Já o reservatório Alto de Cotia, que fornece água para 400 mil pessoas, também ficou estável em 36,6%. O reservatório de Rio Claro, que atende a 1,5 milhão de pessoas, subiu -,1 ponto percentual passando de 35,2% para 35,3%.

O sistema Rio Grande, que atende a 1,5 milhão de pessoas, foi o único que registrou queda de 0,3 ponto percentual e agora opera com 83,6% de sua capacidade. A medição da Sabesp é feita diariamente e compreende um período de 24 horas: das 7h às 7h.

Da Folhapress

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Montes Claros – Confira os destaques policiais das últimas 24h

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 7 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).