Inicio » Educação » Cursos » Educação – IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha

Educação – IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha

Educação – IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha

Educação - IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha
Educação – IFNMG quer ouvir população sobre implantação do Câmpus Avançado Porteirinha

Questionário online poderá ser acessado a partir de quarta-feira (4/3). Resultado será apresentado em audiência pública na noite do dia 12 de março no Centro Cultural da cidade.

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) disponibiliza questionário online em seu portal institucional a partir da próxima quarta-feira, dia 4 de março, para recolher sugestões da comunidade de Porteirinha (MG) e região sobre quais cursos gratuitos do ensino tecnológico devem ser oferecidos no recém-criado Câmpus Avançado Porteirinha, aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) neste mês de fevereiro. O resultado das sugestões será divulgado na audiência pública no dia 12 de março, quinta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Prefeito Anísio Santos, na Praça Anfrísio Coelho, sem número, no Centro de Porteirinha, no Norte de Minas.

Na audiência pública do novo câmpus avançado no norte mineiro, o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, e o diretor do Câmpus Avançado Porteirinha, professor Tarso Guilherme Macedo Pires, apresentarão à população e às autoridades da região o projeto do novo Câmpus e as áreas de atuação do Instituto Federal, além de ouvir a opinião da sociedade.

Para o reitor do IFNMG, a décima primeira unidade da instituição reforça ainda mais o compromisso com a expansão da oferta de educação pública de qualidade na metade norte de Minas Gerais. “Em pouco mais de cinco anos de existência, a missão de levar ensino tecnológico para o Norte, Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri nos impulsiona a continuar crescendo. Precisamos suprir as carências em educação dessa grande região do nosso estado”, frisa.

Doação

A implantação do Câmpus Avançado Porteirinha se tornou possível com a doação, por parte do município, de infraestrutura física edificada e adequada, com área de 21 mil m², para o funcionamento da unidade, em atendimento à Portaria Ministerial nº 1.291/2013. No local funcionava o antigo Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) que já conta, por exemplo, com quadra poliesportiva coberta e com atividades de ensino do IFNMG por meio da oferta de cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (Rede e-Tec Brasil).

Segundo o prefeito de Porteirinha, Silvanei Batista, o investimento com a doação representa a maior conquista desde que o município foi emancipado. “Será o início de uma grande mudança em nossa cidade e o Instituto Federal será responsável por isso”, assevera. Para o diretor do novo câmpus avançado, Tarso Guilherme Macedo Pires, “o Instituto chega para reforçar a possibilidade de fortalecer o desenvolvimento de Porteirinha e região e será irmão do Câmpus Avançado Janaúba”.

Aprovação e Autorização

Desde 2008, o município de Porteirinha pleiteava câmpus junto à Reitoria do IFNMG. A atual gestão retomou e reformulou o projeto de implantação da nova unidade federal e enviou para o Instituto. Em 2013, o IFNMG protocolou no MEC 12 projetos de implantação de câmpus avançados em municípios de sua área de abrangência elaborados em parceria com 12 municípios. O primeiro a ser aprovado foi o Câmpus Avançado Janaúba, que passou a oferecer cursos técnicos presenciais a partir deste primeiro semestre de 2015. A segunda vitória é com o Câmpus Avançado Porteirinha que após escolha de cursos técnicos a serem ofertados e realização de audiência pública no dia 12  receberá vistoria do MEC entre os dias 16 e 20 de março para autorização de funcionamento.

Mobilização

Foi no final do ano de 2013 que teve início o processo que culmina, agora, com o Câmpus Avançado de Porteirinha. Com o tema “Eu apoio o IFNMG em Porteirinha!”, o município iniciou  ampla mobilização técnica, política e popular. Houve a articulação da sociedade civil organizada, do prefeito, deputados e vereadores.

O local disponibilizado pelo município foi visitado em 2014 pelos pró-reitores de Administração, Edmilson Tadeu Cassani, e Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro. O grupo verificou que a infraestrutura atende perfeitamente as exigências e necessidades do Instituto Federal, e destacaram como ponto positivo a localização do imóvel, de fácil acesso.

Porteirinha acelerou o processo de implantação do Câmpus Avançado ao implantar o Centro de Referência do IFNMG. Pela Rede e-Tec Brasil, o município já conta com seis cursos técnicos na modalidade a distância, alcançando atualmente a marca de mais de 1200 alunos. Com o Pronatec, são ofertados 12 cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com cerca de 600 alunos.

O reitor José Ricardo Martins da Silva afirma que, graças a toda essa mobilização regional houve sensibilização do MEC e agora será possível atender plenamente o Território da Cidadania Serra Geral, em ações articuladas e integradas do Câmpus Avançado de Porteirinha com o Câmpus Avançado de Janaúba, em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Câmpus avançado

Os câmpus avançados dispõem de uma estrutura mais enxuta em relação aos atuais câmpus dos institutos e são concebidos pelo MEC como unidades especializadas na oferta de ensino técnico, cursos de formação profissional continuada e de Educação a Distância (EaD), devendo atender, prioritariamente, as ações que integram o Pronatec.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Um a cada cinco jovens mineiros é "nem-nem", que nem trabalha nem estuda

MG – Um a cada cinco jovens mineiros é “nem-nem”, que nem trabalha nem estuda

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. MG – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).