Inicio » Norte de Minas » Norte de Minas – Joaquim Neres toma posse como presidente do Cisrun

Norte de Minas – Joaquim Neres toma posse como presidente do Cisrun

Norte de Minas – Joaquim Neres toma posse como presidente do Cisrun

Norte de Minas - Joaquim Neres toma posse como presidente do Cisrun
Norte de Minas – Joaquim Neres toma posse como presidente do Cisrun

Joaquim Neres assume a presidência do consórcio para a gestão 2015/2016

O prefeito de Salinas, Joaquim Neres Xavier Dias, tomou posse na manhã desta sexta-feira, 27/02, como presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), para a gestão 2015/2016.

Durante a solenidade, realizada do Complexo Regulador Macrorregional, em Montes Claros, Joaquim Neres reiterou o compromisso de trabalhar com dignidade e respeito em prol do fortalecimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na região. “Precisamos fortalecer a parceria entre os municípios e os governos federal e estadual, através do Cisrun, bem como a cooperação técnica com instituições de segurança e defesa social para que o serviço prestado através do Samu seja cada vez mais eficiente. Também propomos um diálogo ainda mais estreito com as escolas e com a imprensa, no sentido promover ações educativas e de mobilização social para promover uma maior conscientização da população em relação à utilização dos serviços prestados pelo Samu”, propõe.

O Cisrun foi constituído em janeiro de 2010 e é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Norte de Minas, integrando 86 municípios da região. Foi o primeiro consórcio público desta natureza constituído no país, e além de possibilitar mais agilidade nos procedimentos burocráticos e democratizar o gerenciamento do Samu, viabiliza o repasse de recursos.

Na solenidade, o presidente ressalta que o Samu Macro Norte é uma referência nacional e estar à frente de uma instituição dessa importância é uma honra, mas também uma grande responsabilidade. “O Samu possui uma equipe técnica exemplar e o resultado de sua atuação é surpreendente, com redução de pelo menos mil mortes por causas evitáveis a cada ano, desde a regionalização do serviço, em 2009. Somos os pioneiros do país no atendimento regionalizado, servindo de modelo para a organização do serviço nos mesmos moldes em outras regiões. Além do atendimento à população, manter o alto nível organizacional é um desafio e estou pronto para encará-lo, e para isso conto com a participação efetiva de todos os municípios consorciados, de forma que o Samu possa estar cada vez mais próximo e mais acessível à população, especialmente nos municípios menores e mais distantes”.

Joaquim Neres agradeceu aos prefeitos pelo voto de confiança e ressaltou que é sempre melhor somar que dividir. “A saúde não tem partido político, mas um compromisso de todas as instâncias em fazer mais e melhor pelo cidadão”, destacou.

Representando o Governo de Minas Gerais na solenidade, o secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e deputado estadual, Paulo Guedes, disse que uma das prioridades da pasta é buscar a ampliação e fortalecimento do Samu e a melhoria da situação dos hospitais. “O Samu foi uma das ideias mais brilhantes dos últimos anos e tem uma técnica que presta um belíssimo trabalho. Nossa proposta é trabalhar para melhorar a estrutura de todo o sistema de saúde da região, o que certamente vai contribui para que o trabalho do Samu tenha resultados ainda melhores”, planeja.

Ao se despedir do cargo de presidente, o prefeito de Bocaiúva, Ricardo Afonso Veloso, agradeceu pela oportunidade e apresentou um balanço das ações do Cisrun durante sua gestão, destacando, entre elas, a efetivação de 570 funcionários através de concurso público e a valorização do profissional, com a disponibilização de vários benefícios, entre eles o plano de saúde e o seguro de vida. “O Cisrun não tem cor partidária e Samu é uma instituição exemplar. Estar à frente desse trabalho é motivo de honra e agradeço a Deus e a todos pela oportunidade”, agradece.

Também participaram da solenidade de posse o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), Tadeu Martins Leite; o deputado federal Newton Cardoso Júnior, deputado estadual Jean Freire, e representantes das instituições públicas de saúde, segurança e defesa social da região.

DIRETORIA

Também tomaram posse como membros do Conselho Diretor, o vice-presidente: Luiz Rocha Neto (São Francisco); Ricardo Afonso Veloso, 2º vice-presidente; 1º secretário: João Bosco (Vargem Grande do Rio Pardo) e 2º secretária, Maria das Dores Oliveira Duarte (Claro dos Poções). Os conselheiros eleitos foram: Célio Caldeira da Fonseca Filho (Joaquim Felício); Jair Oliva Júnior (Brasília de Minas); Edmárcio Moura Leal (Matias Cardoso); José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas); Manoel Jorge de Castro (Januária) e Evando Gonçalves da Silva (Lontra).

E como membros do Conselho Fiscal, o presidente Hércules Vandy (Lagoa dos Patos); vice, Narques Rocha (Ninheira); secretário-geral,  Silvanei Batista (Porteirinha) e os conselheiros: Anastácio Guedes (Manga); Clever Aparecido Azevedo (Olhos D’Água); Arismar Araújo Barbosa (São João do Pacuí); Geraldo Martins de Freitas  (Glaucilândia); Joel Ferreira Lima (Ibiracatu); Luiz Carneiro (Buritizeiro); Vinícius Versiani (Patis) e Wagner Danilo Mendes (Serranópolis de Minas).

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).