Inicio » Educação » Cursos » Educação – Unicalourada é aberta oficialmente com a proposta de agregar valores

Educação – Unicalourada é aberta oficialmente com a proposta de agregar valores

Educação – Unicalourada é aberta oficialmente com a proposta de agregar valores

A Unicalourada/2015 foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (2/3), no primeiro dos três eventos do dia para a apresentação da estrutura da Universidade Estadual de Montes Claros e recepção aos novos alunos. O subsecretário de Estado de Ensino Superior, Márcio Rosa Portes, acompanhou a solenidade presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, no auditório do prédio 6 (campus-sede), com a participação de aproximadamente 250 acadêmicos dos primeiros períodos dos cursos de Educação Física, Sistemas de Informação, Odontologia, Enfermagem, Direito e Ciências Biológicas. O evento volta a acontecer às 14 e 20 horas.

Caloura Ana Paula Santos
Caloura Ana Paula Santos

“Este é um marco importante para todos vocês, que chegam à universidade pública como pessoas dispostas a agregar conhecimento. Renovamos aqui os nossos valores à construção da cidadania”, pontuou o reitor João Canela, ao sugerir que os novos alunos estejam envolvidos, também, nas ações de extensão e de pesquisa. “As dificuldades virão e elas são desafiadoras, mas a história da Unimontes mostra que o caminho para superar adversidades é não desistir”, finalizou.

Unicalourada abertura
Unicalourada abertura

A pró-reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, fez as boas vindas e ressaltou a proposta da Unicalourada em aproximar as pessoas nesta transição do ensino médio para o superior. “Promovemos aqui um espaço para convivência e alegrias”, disse sobre o evento que marca a recepção aos novos alunos.

Com programação até maio próximo, a Unicalourada é uma realização da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), com o apoio de diversos setores da Unimontes. Ainda nesta primeira intervenção,

Reitor João Canela
Reitor João Canela

além da exibição do vídeo institucional, foram apresentados detalhes sobre o novo site direcionado aos alunos (www.academico.unimontes.br). Também foi reforçada a campanha institucional: “Dê um trote na Violência; trate bem o calouro”, iniciativa que reforça o combate ao constrangimento do trote violento.

DEPOIMENTOS

Convidados pelo reitor, seis calouros se pronunciaram como representantes dos referidos cursos durante o evento: Anna Karolyne Duarte Grando (Odontologia), Ana Paula Martins Santos (Serviço Social), Igor Antonio Costa de Oliveira (Direito Matutino), Júlia Gomes Cardoso (Biologia), Natália Chaves Rocha (Enfermagem) e Victor Diego Pereira Lopes (Educação Física/Licenciatura).

“Agradeço a Deus por esta conquista. Valorizo muito este primeiro passo dentro da Universidade porque muitos gostariam de estar aqui e, por isso, sinto-me privilegiada”, disse a nova aluna de Odontologia, Anna Karolyne Grando. Já Victor Diego ainda comemora o sucesso no último vestibular. “Uma vitória pessoal e da minha família, que divido também com todos aqueles que acreditam em mim”, acrescentou. Natália Chaves, “caloura” do curso de Enfermagem, disse que carrega consigo a expectativa de dedicar-se bastante aos estudos numa instituição onde “o ensino é de excelência”. Já Júlia Gomes espera, dentro do curso, desenvolver ações que ajudem a comunidade ainda no ambiente acadêmico.

PROXIMIDADE

O secretário de Estado Márcio Rosa Pontes salientou a importância da visita ao campus-sede como proposta para aproximar o governo e as universidades vinculadas. Ainda nesta manhã, ele esteve reunido com os integrantes da gestão superior da Unimontes para uma reunião de trabalho, na qual foram apresentadas as perspectivas de atividades e projetos para o exercício de 2015.

Também acompanharam o evento os pró-reitores de Pesquisa (Rômulo Soares Barbosa), Pós-Graduação (Hercílio Martelli Júnior) e de Planejamento, Gestão e Finanças (Roney Versiani Sindeaux), além do assessor de assuntos e relações institucionais da subsecretaria de Estado de Ensino Superior, José Pedro Cordeiro.

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

MG - Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

MG – Jovem inventa que mãe está passando mal para estuprar vizinha

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 5 de dezembro de 2016.MG – Jovem …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).