Inicio » Mais Seções » Curiosidades » O vestido que quebrou a internet era apenas uma questão de ótica. Apenas?

O vestido que quebrou a internet era apenas uma questão de ótica. Apenas?

O vestido que quebrou a internet era apenas uma questão de ótica. Apenas?

O nosso olho prega peças. (Reprodução/Wired)
O nosso olho prega peças. (Reprodução/Wired)

Quem acessou a internet na noite dessa quinta (26) e na manhã desta sexta (27) com certeza ouviu falar do vestido branco/azul fotografado para uma festa de casamento. A internet ficou enlouquecida pela dúvida atroz que pareceu dividir a humanidade em relação à cor do vestido.

Para acabar as dúvidas: o vestido é preto e azul e não há nada que você possa fazer quanto a isso. Próximo ponto. Como nossa mente consegue enxergar uma cor sendo outra é o que torna o assunto realmente interessante.

Há uma explicação para isso e tem a ver com as ilusões de ótica que sempre intrigaram e divertiram as pessoas antes da era da internet. Segundo um estudo do MIT, o nosso cérebro presume as cores de acordo com diversos fatores como iluminação e ângulo.

Essa foto clássica abaixo resume bem esse fenômeno. Os quadrados A e B têm a mesma cor. A revista Wired, uma das mais importantes quando o assunto é ciência e tecnologia, também se rendeu ao assunto. Ele ajustou a luminosidade da imagem para mostrar que o nosso olho enxerga cores de maneiras diferentes em diferentes momentos.

oticaUma explicação resumida para um assunto complexo diz que nosso olho evoluiu para enxergar com a luz natural. Por isso, nosso cérebro faz pequenos ajustes quando nos deparamos com cores sob luz artificial ou comprimidas em formatos como uma foto na tela do PC, por exemplo. Para saber mais sobre o estudo, clique aqui.

Outro fenômeno interessante quanto ao vestido é como a internet consegue ser pautada por um viral tão simples. E ainda tido como “polêmico”, quando na verdade não se trata de uma questão de opinião. Por trás disso está o site Buzzfeed, um dos maiores produtores de conteúdo viral da web hoje. O site, com sede nos EUA, mescla reportagens profundas e investigativas com listas de gatinhos e virais como esse do vestido.

Após repercutirem um post no Tumblr onde uma usuária perguntava a cor do vestido, o assunto ganhou o mundo. A matéria que deu início a tudo chegou a ter 25 milhões de visualizações em poucas horas. Hoje, de portais de notícias a canais de TV falavam do assunto. Até nós aqui no MundoBit estamos dando um caráter mais científico/analítico ao assunto.

Tivesse este assunto surgido alguns dias atrás, estaríamos vendo diversos vestidos parecidos no Carnaval de Olinda. [Via Wired, Yahoo, Gizmodo, Wikipedia]

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).