Inicio » Economia » Justiça suspende processo contra Eike Batista e afasta juiz

Justiça suspende processo contra Eike Batista e afasta juiz

Justiça suspende processo contra Eike Batista e afasta juiz

Justiça suspende processo contra Eike Batista e afasta juiz
Justiça suspende processo contra Eike Batista e afasta juiz

O TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região (Rio e Espírito Santo) suspendeu, nesta terça-feira (3), o processo contra o empresário Eike Batista. O processo fica parado até que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decida sobre o caso.

Além de paralisar o processo de Eike Batista, os desembargadores da segunda turma do TRF decidiram ainda, por unanimidade, afastar o juiz Flavio Roberto de Souza de todos os processos contra o empresário, anulando assim todas as decisões sobre o caso. O juiz foi flagrado na terça (24), dirigindo o Porsche do empresário que ele havia apreendido.

Apenas os bloqueios de bens de Eike Batista estão mantidos pela Justiça. Assim que for decidido qual juiz atuará neste processo é que será definido se os bloqueios serão suspensos. “A decisão não dá ao réu, Eike Batista, o caráter de mártir, herói ou inocente por antecipação”, explicou o desembargador Mesoud Azulay Neto, relator do caso.

A discussão agora é sobre qual juiz e em qual vara será julgado o processo do empresário. A dúvida dos desembargadores do Rio surgiu após a corregedora Nancy Andrighi decidir, nesta segunda (2) que o processo de Eike Batista fosse retirado da 3ª Vara Federal Criminal. O processo foi distribuído para a 10ª Vara que não tem competência para julgar crimes de lavagem de dinheiro.

O CNJ realiza sessão nesta tarde de terça e deve definir como será a distribuição deste caso. No Rio há quatro varas especializadas para julgar casos de lavagem de dinheiro e o processo só pode ficar em alguma delas, incluindo a 3ª Vara onde ele já está. Caso o processo não fique em alguma dessas varas, algum dos envolvidos neste caso pode pedir a anulação das acusações contra Eike Batista.

O empresário é acusado de manipulação de mercado e de obter informações privilegiadas com a venda de ações.
“Ele (juiz Flavio Roberto de Souza) não pode atuar no processo. Sempre defendemos um juiz isento. Agora vamos esperar a decisão do CNJ para avaliar as medidas que iremos tomar sobre o processo e os bens”, disse o advogado Sergio Bermudes, que defende Eike Batista.

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Cultura Moc - Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Cultura Moc – Festa Nacional do Pequi começa na próxima semana

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 10 de dezembro de 2016.Cultura Moc – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).