Inicio » Educação » Educação – Lançado no site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido/Unimontes

Educação – Lançado no site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido/Unimontes

Educação – Lançado no site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido/Unimontes

Site CECS
Site CECS

Potencialidades da região também são destacadas.

Foi lançado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o novo portal eletrônico do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), sediado na instituição. O projeto do centro de estudos foi elaborado pela Unimontes, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e a supervisão da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Conta, ainda, com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

O site www.cecs.unimontes.br disponibiliza as informações gerais sobre o centro de estudos com um banco de dados que reúne diagnóstico e estudos, oportunidades de investimentos, políticas públicas, informações meteorológicas e registros de tremores de terra. Pelo portal, é possível o acesso a uma biblioteca virtual, com uma série de publicações a respeito do semiárido mineiro. São disponibilizadas também informações sobre as tecnologias sociais e inovações tecnológicas com foco na convivência com a seca.

Coordenador Expedito Ferreira
Coordenador Expedito Ferreira

NÚMEROS

Além disso, o site apresenta todas as informações sobre o semiárido mineiro, que abrange 85 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, numa extensão de 102.258 quilômetros quadrados. A região conta com uma população de 1,23 milhão de habitantes, sendo 725,38 mil da área urbana e 504,9 mil da zona rural.

Os pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados podem acessar ainda informações sobre o Polígono das Secas em Minas Gerais e as populações tradicionais: geraizeiros, caatingueiros, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros e veredeiros.

Na parte relativa a diagnóstico e estudos, são publicados conteúdos sobre recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, desertificação, extrativismo, saneamento, agricultura familiar, pecuária, agroindústria, socioeconomia, meio ambiente e outras temáticas. Também podem ser conferidas informações sobre alternativas sustentáveis e planejamento e desenvolvimento sustentável.

O portal eletrônico apresenta, também, um histórico de criação do CECS, cujo projeto foi elaborado pela Unimontes em 2009. Desde então, passa por uma reestruturação e ampliação das ações práticas.

OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS

O site do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido conta, ainda, com uma seção de conteúdos especiais, que destaca informações sobre segmentos econômicos e que contam com potencial de investimentos na região. São disponibilizadas informações sobre os setores de agroextrativismo, agronegócio, energia eólica, gás natural, mineração e turismo.

O coordenador do CECS/Unimontes é o professor Expedito José Ferreira, doutor e mestre em Engenharia Agrícola, explica que a proposta do Centro de Estudos é desempenhar gestões na área de ciência, tecnologia e inovação, buscando condições para a convivência com clima semiárido e a melhoria da qualidade de vida.

“A concepção do projeto é de ser um centro indutor de estudos e pesquisas, inovação e desenvolvimento do semiárido mineiro, articulando a produção e o arranjo de conhecimento”, afirma o coordenador. Segundo ele, a proposta é “promover a gestão compartilhada de tecnologias e capacitação técnica, integrando as competências institucionais necessárias para induzir o conhecimento e fomentar o processo de desenvolvimento sustentável do semiárido mineiro”.

A equipe do CECS é formada também pelo coordenador-adjunto, professor Renan Laughton Milo (mestrando em Geografia), Nathalle Cristine Alencar Fagundes (mestre em Ciências Biológicas), Renata Santos Pereira (mestre em Produção Vegetal no Semiárido), Maycon Fredson Freitas Ferreira (mestrando em Geografia) e Maria Ribeiro dos Santos (especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional).

Serviço:

Novo portal eletrônico do Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido

Site: www.cecs.unimontes.br

Sede do CECS: anexo ao prédio 6, entrada pela Reitoria

Informações: (38) 3229-8130

.

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).