Inicio » Montes Claros » Montes Claros – II Semana do Autismo

Montes Claros – II Semana do Autismo

Anda reúne representantes de instituições parceiras para planejar programação.

Entre os dias 30 de Março e 02 de Abril, a Associação Norte-Mineira de Apoio ao Autista (ANDA) realizará a II Semana do Autismo. O evento acontecerá em locais estratégicos, dentre eles o Montes Claros Shopping, Câmara Municipal de Montes Claros, sede da instituição, entre outros.

Montes Claros - II Semana do Autismo
Montes Claros – II Semana do Autismo

E para discutir a participação de outras instituições ligadas à pessoa com deficiência, a ANDA realizou na manhã de sexta-feira, 06, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação – Setor de Inclusão –, escolas especiais como Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Vovó Clarice, Escola Estadual de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, acadêmicos de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC), Centro de Pesquisa TEA Comviver, Coordenadoria da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS –, Superintendência Regional de Educação, Fundação Fé e Alegria, diretoria da ANDA, voluntários, estimuladores, pais de autista e com o vereador André Ricardo, que na ocasião, representou a Mesa Diretora da atual gestão do Legislativo, na qual é o vice-presidente, além de representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

O objetivo do evento é mobilizar, sensibilizar e difundir conhecimento a respeito do Autismo para a sociedade em geral, levando informações atuais para todos os tipos de público. Tais como: o que é Autismo?; Diagnóstico Precoce; Como lidar com o Autismo? Inclusão e Autismo; Direito dos Autistas; Apresentar as duas Leis Municipais: Lei Nº 4.743, de 30 de dezembro de 2014, que dispõe sobre o reconhecimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA – como pessoa com Deficiência nos termos da Lei Federal Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 e também a Lei Nº 4.742, de 30 de dezembro de 2014, que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros, etc.

O público estimado é de aproximadamente 2 mil pessoas (Familiares, estagiários, monitores, professor de apoio, auxiliar de docência, Professores regentes, Psicólogos, Psicopedagogos, Médicos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Educador Físico, Estudantes de Graduação, Assistentes sociais, etc).

Para o presidente da ANDA, Wander Luciano Cardoso a intenção da II Semana DO Autismo é despertar a sensibilidade nas pessoas, mostrando a importância da inclusão. Dentro da programação várias atividades serão desenvolvidas para levar conhecimento e reafirmar o saber do mundo Autista.

“Estamos preparando uma programação bastante variada e com grandes parceiros como o Montes Claros Shopping, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Superintendência Regional de Ensino, entre outros. Estamos muito felizes com essas parcerias. A nossa programação vai ressaltar a valorização do Autista, os seus direitos e deveres do Estado e Município”, destacou o presidente.

Já o vereador André Ricardo disse que o pai tem direito de escolher onde vai colocar o filho. “Seja em escola especial ou escola regular. A criança é sujeito de direito”, explicou.

Outras informações sobre a II Semana do Autismo podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]. Ainda pelos telefones: (38) 3224-5747 / 9143-9932 (Falar com Felipe Amaral – Diretor da ANDA).

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Temer sanciona com veto lei que repassa custos do Fies com bancos para faculdades

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 2 de dezembro de 2016. Temer sanciona …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).