Inicio » Montes Claros » Montes Claros – II Semana do Autismo

Montes Claros – II Semana do Autismo


Reviewed by:
Rating:
5
On 8 de março de 2015
Last modified:8 de março de 2015

Summary:

Montes Claros - II Semana do Autismo

Anda reúne representantes de instituições parceiras para planejar programação.

Entre os dias 30 de Março e 02 de Abril, a Associação Norte-Mineira de Apoio ao Autista (ANDA) realizará a II Semana do Autismo. O evento acontecerá em locais estratégicos, dentre eles o Montes Claros Shopping, Câmara Municipal de Montes Claros, sede da instituição, entre outros.

Montes Claros - II Semana do Autismo
Montes Claros – II Semana do Autismo

E para discutir a participação de outras instituições ligadas à pessoa com deficiência, a ANDA realizou na manhã de sexta-feira, 06, uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Educação – Setor de Inclusão –, escolas especiais como Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Vovó Clarice, Escola Estadual de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, acadêmicos de Medicina das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP/MOC), Centro de Pesquisa TEA Comviver, Coordenadoria da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS –, Superintendência Regional de Educação, Fundação Fé e Alegria, diretoria da ANDA, voluntários, estimuladores, pais de autista e com o vereador André Ricardo, que na ocasião, representou a Mesa Diretora da atual gestão do Legislativo, na qual é o vice-presidente, além de representante da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

O objetivo do evento é mobilizar, sensibilizar e difundir conhecimento a respeito do Autismo para a sociedade em geral, levando informações atuais para todos os tipos de público. Tais como: o que é Autismo?; Diagnóstico Precoce; Como lidar com o Autismo? Inclusão e Autismo; Direito dos Autistas; Apresentar as duas Leis Municipais: Lei Nº 4.743, de 30 de dezembro de 2014, que dispõe sobre o reconhecimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA – como pessoa com Deficiência nos termos da Lei Federal Nº 12.764 de 27 de dezembro de 2012 e também a Lei Nº 4.742, de 30 de dezembro de 2014, que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros, etc.

O público estimado é de aproximadamente 2 mil pessoas (Familiares, estagiários, monitores, professor de apoio, auxiliar de docência, Professores regentes, Psicólogos, Psicopedagogos, Médicos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Educador Físico, Estudantes de Graduação, Assistentes sociais, etc).

Para o presidente da ANDA, Wander Luciano Cardoso a intenção da II Semana DO Autismo é despertar a sensibilidade nas pessoas, mostrando a importância da inclusão. Dentro da programação várias atividades serão desenvolvidas para levar conhecimento e reafirmar o saber do mundo Autista.

“Estamos preparando uma programação bastante variada e com grandes parceiros como o Montes Claros Shopping, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Superintendência Regional de Ensino, entre outros. Estamos muito felizes com essas parcerias. A nossa programação vai ressaltar a valorização do Autista, os seus direitos e deveres do Estado e Município”, destacou o presidente.

Já o vereador André Ricardo disse que o pai tem direito de escolher onde vai colocar o filho. “Seja em escola especial ou escola regular. A criança é sujeito de direito”, explicou.

Outras informações sobre a II Semana do Autismo podem ser obtidas pelo e-mail: anda.moc@hotmail.com. Ainda pelos telefones: (38) 3224-5747 / 9143-9932 (Falar com Felipe Amaral – Diretor da ANDA).

O Boticário

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).