Inicio » Educação » Educação – Calouros da Unimontes recebem treinamento sobre o funcionamento da rede de Bibliotecas

Educação – Calouros da Unimontes recebem treinamento sobre o funcionamento da rede de Bibliotecas

Os novos alunos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vão receber orientação sobre as consultas ao acervo bibliográfico, empréstimos de livros e outros serviços oferecidos pelas bibliotecas. O treinamento unificado dos calouros será oferecido nesta terça-feira (10/3), na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus-sede. Neste primeiro semestre, a instituição recebeu 934 novos acadêmicos.

Educação - Calouros da Unimontes recebem treinamento sobre o funcionamento da rede de Bibliotecas
Educação – Calouros da Unimontes recebem treinamento sobre o funcionamento da rede de Bibliotecas

O evento está inserido na programação da 1ª Unicalourada 2015. A capacitação será ministrada em três horários para atender aos alunos dos três turnos: matutino (8 às 9 horas), vespertino (14 às 15 horas) e noturno (20 às 21 horas). Os alunos serão convocados pelos coordenadores de cursos para participarem da atividade.

Conforme explica a diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Garcia Damaso, o treinamento tem como objetivo mostrar a importância das bibliotecas no contexto acadêmico. Ela salienta que os estudantes receberão informações teóricas e práticas sobre o funcionamento da unidade, com destaque para o sistema de autoatendimento (empréstimo bibliográfico domiciliar).

A diretora observa que, a partir do autoatendimento, “a circulação dos materiais bibliográficos torna-se mais ágil e eficiente, pois, com a utilização de terminais, o acadêmico pode realizar de forma automática suas consultas e seus empréstimos”.

Os estudantes serão orientados sobre como funciona o sistema de bibliotecas da universidade, com o repasse de informações sobre o acesso ao catálogo on-line, ao portal de periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), interligação entre as bibliotecas setoriais, Sistema “Bireme” e outros serviços.

Os alunos têm ainda oportunidade de conhecer detalhes de serviços como: renovação on-line de empréstimo (até por 3 vezes) e reserva de títulos pelo sítio eletrônico http://pergamum.unimontes.br. Os calouros também serão informados sobre “Empréstimo entre as bibliotecas da Unimontes”, “Base de dados e consulta bibliográfica”, “Infopesquisa”, “Sala de multimeios” e “Acessibilidade”, entre outros.

Roseli Damaso chama atenção para a relevância da biblioteca na melhoria do ensino e da pesquisa na universidade, facilitando os estudos por parte dos alunos e professores. “A Biblioteca Universitária tem a missão de promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação para toda a comunidade universitária, de forma atualizada, ágil e qualificada, para contribuir com a formação profissional do cidadão. Desta forma, colabora no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade como um todo”, afirma.

Mais informações:

Biblioteca Central: (38)-3229-8212

PUBLICIDADE

///////////////////////////

------------------------------------------------------------------------

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal Montes Claros


------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------

Leia Também

O responsável pela cirurgia o neurocirurgião César Felipe Gusmão Santiago

Montes Claros – Santa Casa de Montes Claros realiza cirurgia inédita para retirada de tumor cerebral

Compartilhar no WhatsApp* Por: Jornal Montes Claros - 9 de dezembro de 2016.Montes Claros – …


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeituosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e email válido).