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Infraero será desmembrada em três empresas, diz ministro da Aviação

Eliseu Padilha disse que a a empresa passaria a ter áreas específicas de atuação: a Infraero Serviços, a Infraero Participações, e a Infraero Navegação Aérea.

Eliseu Padilha disse que a a empresa passaria a ter áreas específicas de atuação: a Infraero Serviços, a Infraero Participações, e a Infraero Navegação Aérea
Eliseu Padilha disse que a a empresa passaria a ter áreas específicas de atuação: a Infraero Serviços, a Infraero Participações, e a Infraero Navegação Aérea

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, (SAC) pretende desmembrar a Infraero em três empresas, informou nesta quinta-feira (12) o ministro da pasta, Eliseu Padilha. Segundo ele, a empresa passaria a ter as seguintes áreas de atuação: a Infraero Serviços, destinada à prestação de serviços aeroportuários; a Infraero Participações, para atuar nas próximas concessões; e a Infraero Navegação Aérea.

De acordo com o ministro, a SAC está desenvolvendo estudos com o propósito de reestruturar a empresa. “Queremos aproveitar a reconhecida experiência [da Infraero] na área aeroportuária, uma vez que além de ser a maior empresa brasileira [nessa área], a Infraero é também a terceira do mundo. A Infraero Serviços buscará parcerias internacionais para atuar tanto interna como externamente [em outros países]”, disse o minisitro momentos antes de participar de audiência pública na comissão geral da Câmara dos Deputados.

Em relação à Infraero Participações, Padilha disse que não há definição sobre qual seria a participação da empresa nas futuras concessões de aeroportos. Nas concessões já feitas – nos aeroportos   Internacional do Rio de Janeiro-Galeão, Internacional de Viracopos (SP),Internacional de São Paulo-Guarulhos, Internacional de Brasília — Presidente Juscelino Kubitschek (DF), Internacional de Confins – Tancredo Neves  (MG) – o percentual de participação da Infraero é até 49%. Apenas no Aeroporto Internacional Augusto Severo de Natal (RN) o percentual é maior, uma vez que o interesse da iniciativa privada foi o menor, na comparação com os demais aeroportos concedidos.

“O montante de participação da Infraero Participações nas próximas concessões ainda não foi definido. Ao criarmos a Infraero Navegação Aérea, vamos diferenciar [separar este serviço] da operação aeroportuária”, informou o ministro.

Agência Brasil

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